Diferença entre Batismo no Espírito Santo e Manifestação dos Dons 1co.12 os 9 dons explicados e aplicados

Com base em 1 Coríntios 12:8-10, o Espírito Santo concede 9 dons espirituais:

1. Palavra da sabedoria


2. Palavra da ciência (conhecimento)


3. Fé


4. Dons de curar


5. Operações de milagres


6. Profecia


7. Discernimento de espíritos


8. Variedade de línguas


9. Interpretação de línguas



🔹 Diferença dos talentos naturais:
Esses dons não vêm da natureza humana, nem de esforço, inteligência ou treino. São sobrenaturais, dados exclusivamente pelo Espírito Santo, conforme a vontade dEle (v.11), e atuam além das capacidades humanas.

Aqui estão os 21 tópicos abordados no texto, organizados de acordo com a estrutura:
Tópicos Principais do Texto
 * Diferença dos talentos naturais
 * Natureza do Dom de Línguas
 * Os Dons na Igreja de Corinto
 * Distribuição Soberana dos Dons e da Salvação
 * Dom de Deus (Salvação)
 * Dons de Cristo
 * Dons do Espírito Santo (1 Coríntios 12)
 * Exemplos Práticos em Atos 2
 * Palavra de Sabedoria
 * Palavra de Conhecimento (ou Ciência)
 * Retorno a Atos 2 (Sabedoria e Conhecimento em Pedro)
 * Dom da Fé
 * Dom de Curar Doenças
 * Dom de Milagres
 * Dom de Discernimento de Espíritos
 * Dom de Línguas
 * Dom de Interpretar Línguas
 * O Batismo no Espírito Santo
 * Dom de Socorro
 * Dom de Profecia
 * Dom de Governo
 * Conclusão: Crescimento Espiritual e Maturidade

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❖ 1. Natureza do Dom de Línguas

A premissa de que o dom de línguas seja dado a cada um por esforço, dedicação e santificação é equivocada. Não há nenhuma condição para se ter o dom de línguas, a não ser a de se receber o dom de línguas. Do contrário, não seria dom de línguas, mas prêmio de línguas. O simples fato de a palavra “línguas” estar ligada à palavra “dom” já expressa essa ideia. Veja um exemplo claro em que a palavra “dom” é usada:
Efésios 2:8-9
[8] Porque é gratuitamente que fostes salvos mediante a fé. Isto não provém de vossos méritos, mas é puro dom de Deus.
[9] Não provém das obras, para que ninguém se glorie.


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❖ 2. Os Dons na Igreja de Corinto

Um assunto parecido acontece em 1 Coríntios (nota: é a igreja mais carnal):
1 Coríntios 3:1
[1] A vós, irmãos, não vos pude falar como a homens espirituais, mas como a carnais, como a criancinhas em Cristo.
1 Coríntios 1:5-6
[5] Nele fostes ricamente contemplados com todos os dons, com os da palavra e os da ciência,
[6] tão solidamente foi confirmado em vós o testemunho de Cristo.
1 Coríntios 4:6-8
[6] Para que em nós aprendais a não ultrapassar o que está escrito, e para que vos não ensoberbeçais, tomando partido a favor de um e com prejuízo de outrem.
[7] O que há de superior em ti? Que é que possuis que não tenhas recebido? E, se o recebeste, por que te glorias, como se o não tivesses recebido?
[8] Já estais fartos! Já estais ricos! Sem nós, sois reis! Praza a Deus que reineis, de fato, para que também nós reinemos convosco!
1 Coríntios 14:20
[20] Irmãos, não sejais crianças quanto ao modo de julgar: na malícia, sim, sede crianças; mas quanto ao julgamento, sede homens.


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❖ 3. Distribuição Soberana dos Dons e da Salvação

Em suma, o que eu quis transmitir é que, na Bíblia, nem todos têm o dom de línguas, nem todos têm o dom de falar a palavra de Deus (profecia), ou o dom de conhecimento (ou ciência), ou o dom de fazer milagres. O Espírito Santo distribui esses presentes conforme o seu próprio conselho e presciência, no que diz respeito à utilidade daquele dom num determinado lugar ou ocasião. Algo semelhante acontece na salvação: Deus escolhe dar a salvação para quem Ele decide dar, antes mesmo de qualquer pessoa precisar ou até mesmo querer. Assim, Deus fica com toda a glória ao dar gratuitamente a salvação a alguém. Veja o paralelo entre o dom de Deus, os dons de Cristo e os dons do Espírito Santo (no original, muitas vezes o sentido é “manifestação espiritual”; podendo sim traduzir como dons, pois são presentes imerecidos do Espírito).


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❖ 4. Dom de Deus (Salvação)

Romanos 3:23-25
[23] Com efeito, todos pecaram e todos estão privados da glória de Deus,
[24] e são justificados gratuitamente por sua graça; tal é a obra da redenção, realizada em Jesus Cristo.
[25] Deus o destinou para ser, pelo seu sangue, vítima de propiciação mediante a fé. Assim, Ele manifesta a sua justiça, porque no tempo de sua paciência Ele havia deixado sem castigo os pecados anteriores.
Romanos 9:15-16
[15] Porque Ele disse a Moisés: Farei misericórdia a quem Eu fizer misericórdia; terei compaixão de quem Eu tiver compaixão (Ex 33,19).
[16] Dessa forma, a escolha não depende daquele que quer, nem daquele que corre, mas da misericórdia de Deus.
Efésios 1:11
[11] Nele é que fomos escolhidos, predestinados segundo o desígnio daquele que tudo realiza por um ato deliberado de sua vontade.
Efésios 2:8-9
[8] Porque é gratuitamente que fostes salvos mediante a fé. Isto não provém de vossos méritos, mas é puro dom de Deus.
[9] Não provém das obras, para que ninguém se glorie.


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❖ 5. Dons de Cristo

Efésios 4:8, 11-14
[8] Pelo que diz: Quando subiu ao alto, levou muitos cativos, cumulou de dons os homens (Sl 67,19).
[11] A uns Ele constituiu apóstolos; a outros, profetas; a outros, evangelistas, pastores, doutores,
[12] para o aperfeiçoamento dos cristãos, para o desempenho da tarefa que visa à construção do corpo de Cristo,
[13] até que todos tenhamos chegado à unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, até atingirmos o estado de homem feito, a estatura da maturidade de Cristo.
[14] Para que não continuemos crianças ao sabor das ondas, agitados por qualquer sopro de doutrina, ao capricho da malignidade dos homens e de seus artifícios enganadores.


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❖ 6. Dons do Espírito Santo (1 Coríntios 12)

1 Coríntios 12:1, 7-14, 18, 23-25, 27-31
[...]

Perfeito! Aqui está a continuação da organização temática (Parte 2), exatamente conforme solicitado, sem exclusões, acréscimos, explicações, resumos ou alterações:


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❖ 6. Dons do Espírito Santo (continuação)

1 Coríntios 12:1, 7-14, 18, 23-25, 27-31
[1] A respeito dos dons espirituais, irmãos, não quero que vivais na ignorância.
[7] A cada um é dada a manifestação do Espírito para proveito comum.
[8] A um é dada, pelo Espírito, uma palavra de sabedoria; a outro, uma palavra de ciência, por esse mesmo Espírito;
[9] a outro, a fé, pelo mesmo Espírito; a outro, a graça de curar as doenças, no mesmo Espírito;
[10] a outro, o dom de milagres; a outro, a profecia; a outro, o discernimento dos espíritos; a outro, a variedade de línguas; a outro, por fim, a interpretação das línguas.
[11] Mas um e o mesmo Espírito distribui todos estes dons, repartindo a cada um como lhe apraz.
[12] Porque, como o corpo é um todo tendo muitos membros, e todos os membros do corpo, embora muitos, formam um só corpo, assim também é Cristo.
[13] Em um só Espírito fomos batizados todos nós, para formar um só corpo — judeus ou gregos, escravos ou livres — e todos fomos impregnados do mesmo Espírito.
[14] Assim, o corpo não consiste em um só membro, mas em muitos.
[18] Mas Deus dispôs no corpo cada um dos membros como Lhe aprouve.
[23] E os membros do corpo que temos por menos honrosos, a esses cobrimos com mais decoro. Os que em nós são menos decentes, recatamo-los com maior empenho,
[24] ao passo que os membros decentes não reclamam tal cuidado. Deus dispôs o corpo de tal modo que deu maior honra aos membros que não a têm,
[25] para que não haja dissensões no corpo, e que os membros tenham o mesmo cuidado uns para com os outros.
[27] Ora, vós sois o corpo de Cristo, e cada um, de sua parte, é um dos seus membros.
[28] Na Igreja, Deus constituiu primeiramente os apóstolos, em segundo lugar os profetas, em terceiro lugar os doutores, depois os que têm o dom dos milagres, o dom de curar, de socorrer, de governar, de falar diversas línguas.
[29] São todos apóstolos? São todos profetas? São todos doutores?
[30] Fazem todos milagres? Têm todos a graça de curar? Falam todos em diversas línguas? Interpretam todos?
[31] Aspirai aos dons superiores. E agora, ainda vou indicar-vos o caminho mais excelente de todos.


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❖ 7. Exemplos Práticos em Atos 2

Na prática, não vejo exemplo melhor do que o de Atos 2.
Eu não vou citar aqui muitos versos, pois a passagem é bem conhecida.
Dom de Deus: a salvação (a quase 3 mil almas)
• Dons de Cristo: 12 apóstolos e vários profetas.
• Dons do Espírito Santo: falar em várias línguas — os 12 apóstolos falam e uma multidão entende na sua própria língua materna (pelo menos 15 variações linguísticas).
• Ciência (conhecimento): Pedro recorre a 3 profecias bíblicas para persuadir os ouvintes.
• Palavra de sabedoria: Pedro dá uma aplicação às profecias.
Esses dons são muito parecidos e estão intrinsecamente ligados, assim como o dom de línguas e o dom de interpretá-las — de sorte que um depende do outro. As línguas, sem interpretação, não têm benefícios. Veja que, em Atos, os apóstolos falam “as maravilhas de Deus”, e naquela ocasião não foi necessário tradução, pois “cada um entendia na sua própria língua”. Já no caso de Pedro, algo curioso aconteceu, pois todos entenderam o que ele dizia. Eu não ouso afirmar como foi, mas dá para teorizar duas hipóteses:
• Pedro falava e a multidão entendia (dois milagres: a propagação da voz de Pedro em grandes distâncias e a interpretação por parte dos ouvintes).
• Pedro falava a mensagem, e os 11 apóstolos, espalhados pela multidão, replicavam a palavra para cada grupo étnico, cada um falando a língua materna de cada nação.
Seja como for, a Bíblia não narra, então não é importante debater sobre isso.


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❖ 8. Palavra de Sabedoria

Assim como um conhecimento não tem utilidade se não for usado na hora certa, assim também é o dom de sabedoria — que é justamente ter a capacidade de aplicar o conhecimento.
Palavra de Sabedoria
Grego: λόγος σοφίας (lógos sophías)
✨ Sentido original:
• lógos = palavra, mensagem, expressão articulada
• sophía = sabedoria prática, entendimento profundo, discernimento espiritual, sabedoria divina
🧠 Significado:
É a capacidade sobrenatural de aplicar o conhecimento divino de forma prática e certa, especialmente em momentos difíceis ou decisivos.
Exemplo:
Atos 6:10 — Estêvão responde com sabedoria
“E não podiam resistir à sabedoria e ao Espírito com que falava.”


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❖ 9. Palavra de Conhecimento (ou Ciência)

Palavra de Conhecimento (ou Ciência)
Grego: λόγος γνώσεως (lógos gnóseōs)
✨ Sentido original:
• lógos = palavra, declaração, mensagem
• gnṓsis = conhecimento, informação exata, percepção intelectual, saber revelado
🧠 Significado:
É a capacidade de saber algo que não poderia ser conhecido naturalmente, revelado pelo Espírito. Pode incluir:
• fatos ocultos
• diagnósticos espirituais
• revelações específicas sobre pessoas ou situações
📌 Exemplo:
I Coríntios 14:29-30
[29] Quanto aos profetas, falem dois ou três, e os outros julguem.
[30] Se for feita uma revelação a algum dos assistentes, cale-se o primeiro.
Atos 5:1-5 — Pedro e Ananias
“Disse, então, Pedro: ‘Ananias, por que encheu Satanás teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo...?’”
✅ Pedro sabia algo oculto: Ananias tinha mentido sobre o valor da oferta.


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❖ 10. Retorno a Atos 2 (Sabedoria e Conhecimento em Pedro)

Retornando a Atos 2:
Pedro cita 3 passagens para validar seu ponto de vista:
• Salmo 16 (JFA) / Salmo 15 (Ave-Maria)
• Salmo 110 (JFA) / Salmo 109 (Ave-Maria)
• Joel 2
Ele cita essas passagens pelo dom de conhecimento do Espírito Santo, e pelo dom de sabedoria, ele aplica esse conhecimento. Ou seja, os dois dons estão intrinsecamente ligados.


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❖ 11. Dom da Fé

Dom da fé / crença / crer
O Espírito Santo distribui esse dom usando o mesmo critério. Essa manifestação é uma capacitação do Espírito para a pessoa em momentos difíceis.
Exemplo:
Atos dos Apóstolos 27:23-26
[23] Esta noite apareceu-me um anjo de Deus, a quem pertenço e a quem sirvo, o qual me disse:
[24] Não temas, Paulo. É necessário que comparesça diante de César. Deus deu-te todos os que navegam contigo.
[25] Por isso, amigos, coragem! Eu confio em Deus que há de acontecer como me foi dito.
[26] Vamos dar a uma ilha.
Esse dom edifica os outros e glorifica a Deus com resultados sobrenaturais visíveis. No contexto de 1 Coríntios 12, não se refere à fé salvadora (como em Efésios 2:8), mas a uma fé carismática, isto é, um dom do Espírito que capacita a pessoa a crer e agir com confiança sobrenatural em situações extremas, como milagres, provisões impossíveis, proteção divina etc.


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❖ 12. Dom de Curar Doenças

Atos dos Apóstolos 3:6-8
[6] Pedro, porém, disse: Não tenho nem ouro nem prata, mas o que tenho eu te dou: em nome de Jesus Cristo Nazareno, levanta-te e anda!
[7] E, tomando-o pela mão direita, levantou-o. Imediatamente os pés e os tornozelos se lhe firmaram. De um salto pôs-se de pé e andava.
[8] Entrou com eles no templo, caminhando, saltando e louvando a Deus.

Atos dos Apóstolos 14:9-10
[9] Sentado, ele ouvia Paulo pregar. Este, fixando nele os olhos e vendo que tinha fé para ser curado,
[10] disse em alta voz: Levanta-te direito sobre os teus pés! Ele deu um salto e pôs-se a andar.

Atos dos Apóstolos 28:8-9
[8] Ora, o pai desse Públio achava-se acamado com febre e sofrendo de disenteria. Paulo foi visitá-lo e, orando e impondo-lhe as mãos, sarou-o.
[9] Depois desse fato, vieram ter com ele todos os habitantes da ilha que se achavam doentes, e foram curados. Tiveram assim conosco toda sorte de considerações.


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❖ 13. Dom de Milagres

Outro dom: milagres (similar ao dom de curar)
Atos dos Apóstolos 28:3, 5-6
[3] Paulo ajuntou um feixe de gravetos e o pôs na fogueira. Nisto, uma víbora, que fugira ao fogo, mordeu-lhe a mão.
[5] Ele, porém, sacudindo a víbora no fogo, não sofreu mal algum.
[6] Julgavam os indígenas que ele viesse a inchar, e que subitamente caísse morto. Mas, depois de esperarem muito tempo, vendo que não lhe acontecia mal algum, mudaram de parecer e disseram: Ele é um deus.


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❖ 14. Dom de Discernimento de Espíritos

Discernimento de espíritos / humanos ou demoníacos
Atos dos Apóstolos 13:9-10
[9] Então Saulo, chamado também Paulo, cheio do Espírito Santo, cravou nele os olhos e disse-lhe:
[10] Filho do demônio, cheio de todo engano e de toda astúcia, inimigo de toda justiça, não cessas de perverter os caminhos retos do Senhor!

Atos dos Apóstolos 16:18
[18] Repetiu isto por muitos dias. Por fim, Paulo enfadou-se. Voltou-se para ela e disse ao espírito: Ordeno-te em nome de Jesus Cristo que saias dela. E na mesma hora ele saiu.


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❖ 15. Dom de Línguas

Dom de línguas
Atos dos Apóstolos 2:4, 7-8
[4] Ficaram todos cheios do Espírito Santo e começaram a falar em línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.
[7] Profundamente impressionados, manifestavam a sua admiração: Não são, porventura, galileus todos estes que falam?
[8] Como então todos nós os ouvimos falar, cada um em nossa própria língua materna?

Atos dos Apóstolos 14:12
[12] Chamavam a Barnabé Zeus e a Paulo Hermes, porque era este quem dirigia a palavra.

I Coríntios 14:27-28
[27] Se há quem fala em línguas, não falem senão dois ou três, quando muito, e cada um por sua vez, e haja alguém que interprete.
[28] Se não houver intérprete, fiquem calados na reunião, e falem consigo mesmos e com Deus.
Os dons de línguas e de interpretação estão sempre juntos, nunca separados


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❖ 16. Dom de Interpretar Línguas

Dom de interpretar línguas
1 Coríntios 14:13
[13] Por isso, quem fala em línguas, peça na oração o dom de as interpretar.
É uma manifestação do Espírito Santo em que ele permite que uma mensagem num dialeto ou numa língua seja traduzida de uma forma sobre natural.


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❖ 17. O Batismo no Espírito Santo

1 Coríntios 12:12-13
O apóstolo Paulo ensina que o batismo no Espírito Santo é uma obra única e coletiva realizada por Cristo, que une todos os salvos em um só corpo espiritual:
"Pois assim como o corpo é um só e tem muitos membros [...] também todos nós fomos batizados em um só Espírito, formando um só corpo — quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres — e a todos nós foi dado beber de um só Espírito."
Esse batismo não é uma experiência posterior à salvação, nem algo individual ou repetido. Ele ocorreu historicamente no Pentecostes (Atos 2), quando Cristo, exaltado, derramou o Espírito sobre os 120 discípulos, formando o novo povo de Deus, a Igreja.
Desde então, todos os que creem em Jesus participam automaticamente desse mesmo batismo, no momento da conversão, sendo unidos a Cristo e incorporados ao edifício espiritual da Igreja (Efésios 2:21-22).
Já, por outro lado, o dom de línguas é um presente espiritual que o Espírito distribui individualmente e soberanamente, “a cada um, como quer” (1 Coríntios 12:11). Ele não é dado a todos os crentes (1 Coríntios 12:30).
Portanto, o batismo no Espírito é uma ação única de Cristo, que une coletivamente os salvos em seu corpo. Já o dom de línguas é uma manifestação individual, concedida pelo Espírito segundo a sua vontade. Esse mesmo critério é usado para todos os outros dons, que são gratuitos e recebidos sem esforço e sem mérito, visando o proveito mútuo.
1 Coríntios 12:7, 11
[7] A cada um é dada a manifestação do Espírito para proveito comum.
[11] Mas um e o mesmo Espírito distribui todos estes dons, repartindo a cada um como lhe apraz.





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❖ 18. Dom de Socorro

🎯 Função: Sustentar os mais fracos no corpo de Cristo.
Significa “tomar para ajudar”, “sustentar”, “apoiar”, “dar assistência”.

Romanos 12:7-8 — Paulo fala de dons como:
“o que contribui com liberalidade; o que preside com zelo; o que exerce misericórdia com alegria.”

Atos 11:27–30 — Paulo e Barnabé levam esmolas para a Judeia
[29] E os discípulos determinaram mandar, cada um conforme o que pudesse, socorro aos irmãos que habitavam na Judeia;
[30] o que, com efeito, fizeram, enviando-o aos anciãos por mão de Barnabé e de Saulo.

Em outra ocasião, Atos 24:17.
2 Coríntios 8:1-2 — tanto Paulo quanto as igrejas da Macedônia (como os coríntios) são exemplos bíblicos claros do dom de socorro (1 Coríntios 12:28 – “antilḗmpseis”) em ação, mesmo que o nome do dom não seja mencionado diretamente no texto.


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❖ 19. Dom de Profecia

Dom de profecia é uma manifestação circunstancial do poder do Espírito Santo
Palavra original: Prophēteía — “falar da parte de Deus”
Finalidade principal: Edificação, exortação, consolação (1Co 14:3)
Quem pode exercer? Qualquer crente, se o Espírito conceder (1Co 12:11; 14:31)
Deve ser julgada? Sim. A igreja deve avaliar cada profecia (1Co 14:29)
Não é igual à Escritura Exato. A Bíblia é infalível; a profecia deve ser testada (1Ts 5:20-21)
Pode incluir previsões? Sim, mas não se limita a isso

📌 Exemplos de uso do dom de profecia:

1. Ágabo profetiza uma fome:
Atos 11:28



> "E, levantando-se um deles, por nome Ágabo, dava a entender pelo Espírito que haveria uma grande fome em todo o mundo..."



2. Ágabo profetiza a prisão de Paulo:
Atos 21:10-11



> "Tomando o cinto de Paulo, ligou os seus próprios pés e mãos, e disse: Isto diz o Espírito Santo..."



📝 Nota: "é importante afirmar que esse dom é uma manifestação e não um dom permanente como o dom de Cristo"
Assim como o dom de governo, ele pode se manifestar em qualquer crente, os critérios são estabelecidos pelo Espírito Santo.


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❖ 20. Dom de Governo

“Aptidão espiritual para conduzir a Igreja como um piloto conduz um navio”, mantendo o rumo certo em meio às tempestades, conflitos e decisões.
Sentido original: “GOVERNOS” (1 Coríntios 12:28)
🗣️ Palavra grega: κυβερνήσεις (kybernḗseis)
Derivada de κυβερνήτης (kybernḗtēs) = “piloto de navio”, timoneiro, aquele que conduz com sabedoria.
Não é apenas “autoridade” ou “chefia”, mas a habilidade espiritual de guiar o povo com discernimento, prudência e firmeza.

Atos dos Apóstolos 13:2-4
[2] Enquanto celebravam o culto do Senhor, depois de terem jejuado, disse-lhes o Espírito Santo: Separai-me Barnabé e Saulo para a obra a que os tenho destinado.
[3] Então, jejuando e orando, impuseram-lhes as mãos e os despediram.
[4] Enviados assim pelo Espírito Santo, foram a Selêucia e dali navegaram para a ilha de Chipre.

1 Coríntios 12:27, 31
[27] Ora, vós sois o corpo de Cristo e cada um, de sua parte, é um dos seus membros.
[31] Aspirai aos dons superiores. E agora, ainda vou indicar-vos o caminho mais excelente de todos.

1 Coríntios 13:8-13
[8] A caridade jamais acabará. As profecias desaparecerão, o dom das línguas cessará, o dom da ciência findará.
[9] A nossa ciência é parcial, a nossa profecia é imperfeita.
[10] Quando chegar o que é perfeito, o imperfeito desaparecerá.
[11] Quando eu era criança, falava como criança, pensava como criança, raciocinava como criança. Desde que me tornei homem, eliminei as coisas de criança.
[12] Hoje vemos como por um espelho, confusamente; mas então veremos face a face. Hoje conheço em parte; mas então conhecerei totalmente, como eu sou conhecido.
[13] Por ora subsistem a fé, a esperança e a caridade — as três. Porém, a maior delas é a caridade.


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❖ 21. Conclusão: Crescimento Espiritual e Maturidade

Eu entendo que esses presentes têm uma utilidade circunstancial, em que o Espírito distribui individualmente como Ele quer, até que alcancemos a maturidade espiritual, quando não se necessita mais de manifestações, mas puramente da palavra de Deus e do poder do Espírito Santo operando em nós.

1 Coríntios 3:1
[1] A vós, irmãos, não vos pude falar como a homens espirituais, mas como a carnais, como a criancinhas em Cristo.

1 Coríntios 13:11
[11] Quando eu era criança, falava como criança, pensava como criança, raciocinava como criança. Desde que me tornei homem, eliminei as coisas de criança.

1 Coríntios 14:20
[20] Irmãos, não sejais crianças quanto ao modo de julgar: na malícia, sim, sede crianças; mas quanto ao julgamento, sede homens.

Compare com os dons de Cristo:
Efésios 4:12-16
[12] Para o aperfeiçoamento dos cristãos, para o desempenho da tarefa que visa à construção do corpo de Cristo,
[13] até que todos tenhamos chegado à unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, até atingirmos o estado de homem feito, a estatura da maturidade de Cristo.
[14] Para que não continuemos crianças ao sabor das ondas, agitados por qualquer sopro de doutrina, ao capricho da malignidade dos homens e de seus artifícios enganadores.
[15] Mas, pela prática sincera da caridade, cresçamos em todos os sentidos, naquele que é a cabeça, Cristo.
[16] É por Ele que todo o corpo — coordenado e unido por conexões que estão ao seu dispor, trabalhando cada um conforme a atividade que lhe é própria — efetua esse crescimento, visando a sua plena edificação na caridade.


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Os Dons Espirituais: Fonte de Glória e Edificação
Este texto nos oferece uma profunda reflexão sobre os dons espirituais, conforme 1 Coríntios 12. Ele destaca que esses dons são manifestações sobrenaturais do Espírito Santo, distintos dos talentos naturais, e essenciais para a edificação do corpo de Cristo.
1. Como a distribuição dos dons gera glória para Deus
A distribuição dos dons glorifica a Deus porque é um ato de soberania divina, não dependendo de mérito ou esforço humano. Eles são puro dom de Deus, concedidos gratuitamente pelo Espírito Santo, como Ele quer (1 Coríntios 12:11). Isso garante que toda a glória e o louvor pertençam a Deus, que é o provedor de todas as capacitações e bênçãos.
2. Como a utilização dos dons pode gerar glória para Deus
A utilização dos dons espirituais para o proveito comum da igreja e para a edificação dos crentes gera glória a Deus. Quando os crentes exercem dons como curas, milagres e profecia, o poder de Deus se manifesta visivelmente, chamando a atenção para Ele. A fé carismática (Atos 27:23-26), por exemplo, revela a capacidade de Deus de agir em situações impossíveis, levando à Sua glorificação.
3. Como a compreensão dos dons pode ser útil para mim (o leitor)
Para você, leitor, compreender os dons espirituais significa entender que o poder vem de Deus e não de você mesmo. Isso elimina a pressão de tentar "ganhar" os dons e encoraja uma dependência maior do Espírito Santo. Essa compreensão também te impulsiona ao crescimento espiritual e maturidade (Efésios 4:13-14), pois os dons visam o aperfeiçoamento dos cristãos e a construção do corpo de Cristo, para que não sejamos mais "crianças ao sabor das ondas".
4. Como a manifestação dos dons é útil para os irmãos (a igreja)
A manifestação dos dons é crucial para a edificação e unidade do corpo de Cristo (1 Coríntios 12:7). Dons como a Palavra de Sabedoria e Conhecimento guiam a igreja. Curar e milagres trazem alívio e testemunho. A profecia (1 Coríntios 14:3) edifica, exorta e consola a congregação. O discernimento de espíritos protege contra enganos (Atos 13:9-10). Os dons de socorro e governo garantem o cuidado mútuo e a direção sábia da comunidade, promovendo a harmonia e evitando dissensões (1 Coríntios 12:25).
5. Como os dons aparecem na Bíblia
Os dons espirituais são amplamente demonstrados na Bíblia:
 * Atos 2: No Pentecostes, os apóstolos falam em diversas línguas (Atos 2:4) e Pedro demonstra Palavra de Conhecimento e Sabedoria ao aplicar profecias do Antigo Testamento.
 * Dom da Fé: Paulo, em Atos 27:23-26, demonstra uma fé inabalável em meio a uma tempestade.
 * Dons de Curar: Pedro cura o coxo em Atos 3:6-8 ("Em nome de Jesus Cristo Nazareno, levanta-te e anda!").
 * Dom de Milagres: Paulo, em Atos 28:3-6, sacode uma víbora sem sofrer mal.
 * Profecia: Ágabo profetiza a fome em Atos 11:28 e a prisão de Paulo em Atos 21:10-11.
 * Discernimento de Espíritos: Paulo identifica o espírito de adivinhação em Atos 16:18.
Esses exemplos sublinham a presença e o propósito dos dons na formação e desenvolvimento da igreja primitiva.


esse texto foi escrito por Marcos Fabrício Silva Souza. e foi editado por inteligência artificial, e reestrurado pelo próprio escritor. essa é a primeira edição convertida em texto para mais informações acesse https://www.reddit.com/user/Sou-0-Fabricio/?utm_source=share&utm_medium=mweb3x&utm_name=mweb3xcss&utm_term=1&utm_content=share_button / em algumas veses eu não respondo a pergunta dos leitores nos comentários, mas incorporo as respostas nos próprios textos 







 

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C.T. Russell

Porque apenas algumas testemunhas de Jeová vão para o céu?.​A Vontade de Jesus e a Vontade do Pai​João 5:30: "Não posso eu mesmo fazer coisa alguma; conforme ouço, julgo; e o meu julgamento é justo, porque não busco a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou."​João 6:38: "Porque eu desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou."​Nesse contexto, Deus poderia dizer que a vontade d'Ele é a vontade de Jesus, e a vontade de Jesus é a vontade de Deus. Embora uma criatura possa fazer a vontade de Deus, é necessário considerar que, para fazer toda a vontade de Deus, é preciso saber toda a Sua vontade, o que implica onisciência e um conhecimento intrínseco sobre os propósitos de Deus. Somente o próprio Deus pode afirmar que faz tudo o que Ele quer. Jesus está dizendo que Ele faz a vontade do Pai, que é a Sua própria vontade. A vontade de Jesus é a vontade de Deus e a vontade de Deus é a vontade de Jesus. Jesus não tem mais de uma vontade, pois a Sua vontade é fazer a vontade do Pai.​Uma criatura pode fazer a vontade de Deus se tiver conhecimento sobre a vontade de Deus, e ela faz tudo baseado no conhecimento que possui. No entanto, ainda há limitações por causa do conhecimento. Apenas Deus pode realizar toda a Sua obra e toda a Sua vontade, porque só Ele sabe o que quer fazer e só Ele faz o que quer. Além disso, qual criatura ousaria dizer que faz toda a vontade de Deus sem ter o conhecimento de toda a Sua vontade?Jesus expressa muita coisas que são não por causa do seu relacionamento com o pai, mas para nos seguirmos o seu exemplo e exercemos o nosso próprio relacionamento com o pai através dele mesmo. afasta de mim este cálice; porém não seja o que eu quero, mas o que tu queres.”não seja como eu quero, mas como tu queres.”todavia não se faça a minha vontade, mas a tua.”Lucas 22:42 / Marcos 14:36 / Mateus 26:39João 12:27-28Jesus não diz que não tem vontade alguma , mas que a sua vontade é a vontade do pai ... você consegue conceber que uma criatura do mais alto escalão na hierarquia poderia , dizer que a vontade dele é a vontade de Deus? > “Agora a minha alma está perturbada; e que direi eu? Pai, salva-me desta hora? Mas para isto vim a esta hora.[11]Não hei de beber eu o cálice que o Pai me deu?E que ele deve ser glorificado como o criador? São João 5:23[23]Desse modo, todos honrarão o Filho, bem como honram o Pai. São João 5:30[30]De mim mesmo não posso fazer coisa alguma. Julgo como ouço; e o meu julgamento é justo, porque não busco a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou.Se Jesus fizesse outra vontade além da vontade do pai ele seria tão pecador quanto as pessoas as quais ele dirige a palavra, veja que nos capítulos seguintes Jesus acusa eles de justamente faser a vontade que eles tiveram junto do pai deles , Satanás. Jesus nunca se rebaixou para engrandecer o pai ele mesmo explica .São João 5:23[23]Desse modo, todos honrarão o Filho, bem como honram o Pai. Aquele que não honra o Filho, não honra o Pai, que o enviou.São João 5:18[18]Por esta razão os judeus, com maior ardor, procuravam tirar-lhe a vida, porque não somente violava o repouso do sábado, mas afirmava ainda que Deus era seu Pai e se fazia igual a Deus.É costume dos seres humanos dar mais valor ao quadro da pintura do que o pintor que fez o quadro, porém Deus não é como os seres humanos ! ​A Glória de Jesus e a Honra de Deus​Jesus nunca é visto adorando a Deus. No entanto, o Pai lhe disse: "Já tenho te honrado e outra vez te glorificarei!" (João 12:28). Deus não atribui honra a uma criatura, pois isso usurparia a Sua honra, já que Ele criou todas as coisas. A cadeira não pode receber o elogio, pois foi o marceneiro quem a fez. O que Jesus teria de especial se Deus pudesse fazer outro igual a Ele?​O Filho só pode fazer o que vê o Pai fazer. Jesus viu tudo que Deus fez porque Ele estava antes da criação. Jesus diz: "Pai, glorifica-me com aquela glória que eu tinha contigo antes da criação do mundo" (João 17:5). Jesus sempre esteve com Deus, por isso Ele faz tudo o que Deus faz. Ele não pode fazer outra coisa, pois isso fugiria da sua própria natureza, que é fazer a vontade de Deus, vontade essa que é a vontade de Jesus. Em outras palavras, Deus só faz o que é da vontade de Jesus.​E se Ele faz exatamente como Deus faz, por que não pode receber a mesma glória de Deus? "Para que todos honrem o Filho como honram o Pai" (João 5:23). O mundo foi feito por Jesus, mas o mundo não O conheceu (João 1:10).​A Natureza de Deus e Jesus na Bíblia​Ninguém jamais viu a Deus. Isso é consolidado pelas próprias palavras de Deus na Lei de Moisés, que diz que ninguém jamais O viu e sobreviveu. Contudo, os profetas afirmaram categoricamente: "Vi o Senhor sentado sobre o trono", como em Ezequiel 1, Isaías 6 e Amós 9. Em João 12, o apóstolo João descreve que Isaías disse aquilo quando viu a glória de Jesus e escreveu sobre Ele. Já o apóstolo Paulo diz em Atos 28 que o respeito ao que o EspíritoSanto disse a Isaías, ou seja um paradoxo se o Espírito e Jesus, não são o mesmo jeova.​Quando Moisés descreve a criação, ele diz que "foram criadas as águas de cima e as águas de baixo", na mesma perspectiva do Espírito Santo que pairava sobre as águas em Gênesis 1:2. E no livro de Salmos, diz que tudo foi criado pelo "Espírito da boca de Deus" (Salmo 33:6).​A Bíblia explica que Jesus é a imagem de Deus em 2 Coríntios 4:4 e em Hebreus 1:3. Se Jesus fosse um ser finito, não poderia refletir com precisão a imagem do Deus infinito. Mas em Hebreus, diz que Ele é "a expressão exata do seu Ser" (Hebreus 1:3). Jesus é o Criador por isso adorá-lo e atribuir honra a ele não é idolatria/ Jesus não é a cadeira mais bem feita , ele mesmo é o " marceneiro " Romanos 1:25[25]Trocaram a verdade de Deus pela mentira, e adoraram e serviram à criatura em vez do Criador, que é bendito pelos séculos. Amém!Romanos 9:5[5]; deles descende Cristo, segundo a carne, o qual é, sobre todas as coisas, Deus bendito para sempre. Amém. De fato, Jesus não é a criatura. Como Ele é a imagem de Deus, todos que O adoram estão adorando a Deus, pois a imagem de Deus é equivalente a Deus.​O Papel de Jesus e o Espírito do Anticristo​João escreve no seu Evangelho, no capítulo 1, que João Batista foi enviado à frente de Jesus, o que significa que Jesus é o Senhor, para quem João Batista prepara o caminho (João 1:23). Outra vez, "eis que vos enviarei o meu mensageiro antes do dia do Senhor" (Malaquias 3:1), e Paulo diz que aquele dia é o "dia de Cristo" (Filipenses 1:6).​João 5:19: "Então Jesus lhes respondeu: Em verdade, em verdade vos digo que o Filho por si mesmo nada pode fazer, mas só aquilo que vê fazer o Pai; porque tudo quanto ele faz, também o Filho assim o faz."​Jesus sempre esteve com Deus, logo tudo que Deus faz Ele faz também. A criação, em São João 1:2-3, diz: "Ele estava no princípio junto de Deus. Tudo foi feito por ele, e sem ele nada foi feito." Em São João 1:10: "Estava no mundo e o mundo foi feito por ele, e o mundo não o reconheceu."​Jesus não pode fazer nada que não seja a vontade de Deus, pois a vontade de Deus é a vontade de Jesus. Em outras palavras, Deus só faz o que é da vontade de Jesus, pois a vontade de Jesus é que Deus faça Sua vontade. Ambos têm a mesma vontade e o mesmo sentimento, pois Eles são um.​Além disso, como Jesus poderia receber glória como Deus sem ser objeto de idolatria? A idolatria não é somente fazer uma imagem de escultura, mas adorar a criatura em vez do Criador. No Evangelho de João, no capítulo 1, João nos dá informações valiosas sobre quem é Jesus:• ​São João 1:2-3: "Ele estava no princípio junto de Deus. Tudo foi feito por ele, e sem ele nada foi feito."• ​São João 1:10: "Estava no mundo e o mundo foi feito por ele, e o mundo não o reconheceu."• ​São João 1:18: "Ninguém jamais viu Deus. O Filho único, que está no seio do Pai, foi quem o revelou."• ​São João 1:23: "Ele respondeu: Eu sou a voz que clama no deserto: Endireitai o caminho do Senhor, como o disse o profeta Isaías (40,3)."• No original essa voz que clama é o próprio jeova! E os 4 evangelhos atribuem que , João Batista preparou o caminho para Jesus, não é só preparar o povo para escutar a vós de Deus e Jesus como uma pessoa trazendo a mensagem de Deus , mas preparar o caminho do criador! Em Isaías 66 jeova dece em chamas de fogo para tomar vingança dos que não o conhecem isso é exatamente oque Paulo descreve de Jesus em 2 Tessalonicenses sobre o dia de jesus como sendo Jeová, eo jeova comosendo Jesus / 1. Manifestação em fogoIsaías 66:15 – “O Senhor virá em fogo... em chamas de fogo.”2 Ts 1:8 – “Em chama de fogo, tomando vingança.”Ambos falam do Senhor vindo em fogo de juízo.2. Vingança / JuízoIsaías 66:16 – “Com fogo e com sua espada entrará em juízo contra toda a carne.”2 Ts 1:8 – “Tomando vingança dos que não conhecem a Deus.”Mesmo tema: Deus intervindo em juízo universal.3. Contra os rebeldesIsaías 66:24 – “Verão os cadáveres dos que prevaricaram contra mim... seu fogo não se apagará.”2 Ts 1:9 – “Eterna perdição... longe da face do Senhor.”Ambos mostram o castigo eterno dos ímpios.4. Anúncio às nações / ilhasIsaías 66:18-19 – “Anunciarei a minha glória entre as nações... às ilhas remotas.”2 Ts 1:10 – “Quando vier para ser glorificado nos seus santos e admirável em todos os que creram.”Tanto Isaías quanto Paulo ligam o juízo ao anúncio da glória de Deus às nações.​A primeira informação é que tudo foi feito por Jesus e sem Jesus nada do que existe foi feito.​Nas cartas de João, ele diz que todo aquele que nega que Jesus Cristo assumiu a forma humana não é de Deus, mas se opõe a Jesus. Esse é justamente o espírito do anticristo, que se opõe a tudo o que se adora e que se chama Deus. Jesus assumiu a forma de homem para que Deus condenasse o pecado na carne de Jesus, a fim de que as santas demandas de Deus se cumprissem em nós, que já não andamos segundo a natureza humana, mas segundo a natureza do Espírito Santo, como está em Romanos 8.​Salvação e a Justiça de Deus​As Testemunhas de Jeová não negam que Jesus Cristo assumiu a forma humana, mas negam que Jesus seja eterno e que a obra d'Ele seja suficiente, pois eles acrescentam obras antes e depois da salvação. Ou seja, para eles, a fé na obra de Cristo não é suficiente para salvar. Pois, se a fé vier sozinha, não é suficiente. E também depois da salvação, porque se o membro da organização não se esforçar, ele perde a salvação.​Mesmo que Jesus tenha assumido a forma humana, a pessoa só é salva se ela se esforçar. Isso nega a suficiência da obra de Cristo como a única solução para levar o homem a Deus. Se houver outra forma de salvação além da obra de Cristo, então Jesus Cristo morreu em vão. Como Paulo escreve em Gálatas 2:21: "se a justiça provém da lei, logo segue-se que Cristo morreu em vão". Ele continua: "e não aniquilo a graça de Deus, porque se a justiça provém da lei, segue-se que Cristo morreu em vão".​Eles negam que Cristo morreu em vão de uma forma sutil e velada, pois a fé na obra de Cristo não é suficiente para salvar eternamente, precisa de algo mais. Esse é justamente o espírito do anticristo, que atribui glória a si mesmo em vez de atribuir a Deus, e se opõe a tudo o que se chama de Deus e se adora.​Em outras palavras, se eu for salvo pelos meus esforços, então o louvor é para mim. Mas se Deus me salva unicamente por eu confiar n'Ele, então o louvor é para Deus. É por isso que Paulo escreve que o justo viverá pela fé (Romanos 1:17) e não por fazer parte de alguma organização ou pelo esforço humano. Porque se o esforço humano entra na salvação, o louvor resulta para a criatura e não para o Criador.​Nesse mesmo assunto, o espectro do anticristo se manifesta quando eles negam que a justiça de Deus seja eterna. Isto é, a justiça seria apenas uma criação de Deus. Em algum momento, antes de Deus criar a justiça , não existiam bem nem mal, era uma coisa só. É por isso que eles dizem que o lago de fogo não tem duração eterna, mas consequência eterna ,. Se eles admitissem que a justiça de Deus é eterna e que a punição no lago de fogo é eterna, os que são submetidos ao juízo eterno teriam que ser, legitimamente ser substituidos por um ser eterno, isso é se o lago de fogo é eterno , logo a pessoa que vai substituir o pecador tem que ser eterno, não apenas sem fim, mas sem começo nem fim . Só Deus não tem começo nem fim , a justiça é o caráter do próprio Deus! E Jesus segundo eles não é sem começo, pois ele é uma criatura, a primeira , a obra prima de Deus, e segundo eles o lago de fogo é uma criação também, por isso deixará de existir quando aniquilar todos os infiéis . ​A resposta é que Deus não criou a justiça, pois a justiça é o próprio Deus. Deus olha para Si mesmo e julga as pessoas conforme Ele mesmo é. As pessoas que não são como Ele são condenadas eternamente. Pois se a justiça de Deus é eterna, quais seriam as consequências se a justiça não fosse? Descaradamente, eles negam a justiça de Deus, pois a justiça d'Ele é eterna, mas não nas pessoas. Isso contrasta exatamente com o perfil de Deus, que é ser justo. Eles colocam em jogo tanto a justiça de Deus quanto a bondade de Deus quando dizem que a salvação e o juízo de Deus não são eternos. Eles são exatamente como os homens de 1 Timóteo 4:2 e 2 Timóteo 3:5: homens que têm "aparência de piedade, mas negam a sua eficácia".---1. No Batismo de JesusDeus dá testemunho público de Seu Filho:📖 Mateus 3:16–17“E, sendo Jesus batizado, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre ele. E eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo.”---2. Na TransfiguraçãoDeus novamente confirma a glória de Seu Filho diante dos discípulos:📖 Mateus 17:5“Estando ele ainda a falar, eis que uma nuvem luminosa os cobriu; e da nuvem saiu uma voz, que dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo; escutai-o.”---3. Na Entrada em Jerusalém, quando Jesus oraJesus pede ao Pai que o glorifique, e o Pai responde do céu:📖 João 12:27–28“Agora a minha alma está perturbada; e que direi eu? Pai, salva-me desta hora? Mas para isto vim a esta hora. Pai, glorifica o teu nome. Então veio uma voz do céu que dizia: Já o tenho glorificado, e outra vez o glorificarei.”---4. Na Oração SacerdotalJesus fala que o Pai já lhe deu glória e pede que seja plenamente manifestada:📖 João 17:1, 4–5“Jesus falou assim, e, levantando os olhos ao céu, disse: Pai, é chegada a hora; glorifica o teu Filho, para que também o teu Filho te glorifique a ti; (…) Eu glorifiquei-te na terra, tendo consumado a obra que me deste a fazer. E agora, glorifica-me tu, ó Pai, junto de ti mesmo, com aquela glória que tinha contigo antes que o mundo existisse.”---5. Na RessurreiçãoA ressurreição é o maior ato de Deus Pai glorificando Jesus:📖 Atos 3:13, 15“O Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó, o Deus de nossos pais, glorificou a seu Filho Jesus, a quem vós entregastes e perante a face de Pilatos negastes, tendo ele determinado que fosse solto. (…) E matastes o Príncipe da vida, ao qual Deus ressuscitou dentre os mortos, do que nós somos testemunhas.”---6. Na Exaltação à Direita do PaiApós subir ao céu, Jesus recebe glória e honra de Deus:📖 Filipenses 2:9–11“Pelo que também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome; para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, e toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai.”📖 Hebreus 2:9“Vemos, porém, coroado de glória e de honra aquele Jesus que fora feito um pouco menor do que os anjos, por causa da paixão da morte, para que, pela graça de Deus, provasse a morte por todos.”---São João 12:38[38]Assim se cumpria o oráculo do profeta Isaías: Senhor, quem creu em nossa pregação? E a quem foi revelado o braço do Senhor (Is 53,1)?🔹 1. Justificação dos homens📖 Isaías 53:11> “O Justo, meu Servo, justificará muitos homens, e tomará sobre si suas iniquidades.”👉 A justificação é prerrogativa divina.Isaías 45:25: “No Senhor será justificada e se gloriará toda a descendência de Israel.”Romanos 8:33: “É Deus quem justifica.”➡️ Se esse homem justifica, ele participa daquilo que só Deus pode fazer. Logo, ele não é mera criatura.---🔹 2. Carregar pecados e curar pela expiação📖 Isaías 53:5–6> “Mas ele foi castigado por nossos crimes, e esmagado por nossas iniquidades; o castigo que nos salva pesou sobre ele; fomos curados graças às suas chagas. (…) o Senhor fazia recair sobre ele o castigo das faltas de todos nós.”👉 Quem pode tomar sobre si os pecados de todos e ainda oferecer cura e salvação?Salmo 103:3: “É ele quem perdoa todas as tuas iniquidades e sara todas as tuas enfermidades.”Miquéias 7:18: “Quem é Deus semelhante a ti, que perdoa a iniquidade e esquece a transgressão do remanescente da sua herança?”➡️ Essa ação é divina, e se atribuída a um homem, significaria dar louvor de salvação a uma criatura. Aqui vemos que é o próprio braço do Senhor (Is 53:1) agindo.---🔹 3. O sacrifício expiatório aceito por Deus📖 Isaías 53:10> “Mas aprouve ao Senhor esmagá-lo pelo sofrimento; se ele oferecer sua vida em sacrifício expiatório, terá uma posteridade duradoura, prolongará seus dias, e a vontade do Senhor será por ele realizada.”👉 O termo aqui é “oferta pela culpa” (asham no hebraico), sacrifício que no sistema mosaico era oferecido a Deus.Nenhum homem poderia se oferecer a si mesmo como sacrifício aceito por Deus, a menos que fosse de natureza divina.Aqui esse Servo é aceito de forma única, cumprindo a vontade eterna de Deus.---🔹 4. Recebe honra, recompensa e parte com os grandes📖 Isaías 53:12> “Eis por que lhe darei parte com os grandes, e ele dividirá a presa com os poderosos: porque ele próprio deu sua vida, e deixou-se colocar entre os criminosos, tomando sobre si os pecados de muitos homens, e intercedendo pelos culpados.”👉 Esse Servo não apenas sofre, mas recebe exaltação, herança e vitória.Filipenses 2:9–11 mostra esse cumprimento: Deus lhe deu um Nome acima de todo nome, para que toda língua confesse que Ele é Senhor.➡️ Honra de governar e dividir a presa é linguagem de soberania — atributo do Criador.---🔹 5. O Servo como o Braço do Senhor📖 Isaías 53:1> “Quem poderia acreditar nisso que ouvimos? A quem foi revelado o braço do Senhor?”👉 O Servo aqui é identificado como o braço do Senhor, expressão usada no Antigo Testamento para o poder criador e salvador de Deus:Isaías 51:9: “Desperta, desperta, veste-te de força, ó braço do Senhor…”Deuteronômio 7:19: “o Senhor teu Deus te tirou [do Egito] com mão forte e braço estendido.”➡️ O Servo é o próprio braço de Deus revelado em carne.---📌 ConclusãoEm Isaías 53 vemos atributos divinos dados a esse Homem/Servo:1. Justifica muitos (Is 53:11) → só Deus justifica.2. Carrega pecados e cura (Is 53:5–6) → só Deus perdoa e sara.3. É sacrifício expiatório aceito (Is 53:10) → só Deus pode ser oferta eficaz.4. Recebe honra, herança e soberania (Is 53:12) → linguagem de vitória divina.5. É o braço do Senhor (Is 53:1) → manifestação direta do poder criador e salvador de Deus.✝️ Tudo isso mostra que o Servo de Isaías 53 não é uma criatura comum, mas o Deus-Homem, o Messias, que recebe honra como o próprio Criador.O Salmo 110:1 (109:1 na numeração católica) declara:“Disse o Senhor ao meu Senhor: Assenta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos por escabelo dos teus pés.”Nesse ponto, o salmista coloca o “Senhor” dele no nível de Deus. Se analisarmos cuidadosamente, temos apenas duas possibilidades: ou o Senhor de Davi é o próprio Deus, ou Davi está fazendo de uma criatura objeto de adoração. Se for apenas uma criatura, então trata-se de idolatria, pois uma criatura estaria recebendo a glória e a posição que pertencem somente ao Criador. Mas se não é idolatria, então esse Senhor só pode ser o próprio Deus, exaltado à Sua direita.Jesus confirma que esse salmo foi pronunciado pelo Espírito Santo:Marcos 12:36“Porque o mesmo Davi disse pelo Espírito Santo: Disse o Senhor ao meu Senhor: Assenta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos por escabelo dos teus pés.”Portanto, não é uma opinião pessoal de Davi, mas revelação divina, inspirada pelo Espírito.1. Deus não dá honra a criaturaO próprio Deus declara:Isaías 42:8“Eu sou o Senhor; este é o meu nome; a minha glória, pois, a outrem não darei, nem o meu louvor às imagens de escultura.”Logo, se o Senhor de Davi recebe glória, honra e exaltação ao lado do Pai, não pode ser criatura. Se fosse, isso violaria a própria palavra de Deus.Isso é reforçado em Mateus 4:10, quando Jesus responde à tentação de Satanás:“Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás.”A adoração pertence somente a Deus, e qualquer criatura que recebesse tal adoração seria objeto de idolatria.2. Jesus é adoradoMesmo assim, no próprio Evangelho de Mateus, Jesus é adorado pelos discípulos e por aqueles que reconhecem sua divindade:Mateus 14:33“Então os que estavam na barca o adoraram, dizendo: Verdadeiramente és Filho de Deus.”Mateus 28:9,17“E, quando o viram, o adoraram; alguns, porém, duvidaram.”Isso demonstra que Jesus é digno de adoração, mas não como criatura; Ele é Deus, o Messias divino, o próprio Senhor de Davi.3. Paralelo com Zacarias 13:7Zacarias 13:7“Ó espada, desperta-te contra o meu pastor, e contra o homem que é meu companheiro, diz o Senhor dos Exércitos...”O termo “companheiro” indica associação íntima com Deus. Uma criatura nunca poderia ocupar tal posição, nem ser chamada de “companheiro” do Senhor, pois isso configuraria idolatria.4. Confirmação pelo Novo TestamentoJesus, ao citar o Salmo 110:1, deixa claro que o Messias é Senhor de Davi, ou seja, é divino, não criatura:Mateus 22:43-45“Ele lhes disse: Como é então que Davi, em espírito, lhe chama Senhor... Se Davi, pois, lhe chama Senhor, como é seu filho?”Hebreus 1:13 também confirma que essa honra não foi dada a nenhum anjo ou criatura:“A qual dos anjos disse jamais: Assenta-te à minha direita, até que ponha os teus inimigos por escabelo dos teus pés?”---ConclusãoO Salmo 110:1 e Zacarias 13:7 mostram que:1. Deus não dá honra a criatura.2. O Senhor de Davi e o companheiro de Deus são o Filho eterno, que compartilha a glória do Pai.3. Jesus é adorado porque é Deus, e não criatura, confirmando que a adoração lhe é devida.🔹 Apocalipse 5Aqui temos a cena celestial, no trono literal de Deus.O trono visto por João corresponde ao mesmo que Isaías viu (Is 6) e Ezequiel descreveu (Ez 1), também ligado a Amós 9, onde Deus está em seu templo.Jesus é apresentado como o Cordeiro que foi morto, mas que também está no trono e, ao mesmo tempo, é descrito como estando à direita do Pai — mostrando a sua plena divindade e unidade com Deus.Os 24 anciãos que estão ao redor do trono são sacerdotes que representam a igreja glorificada, adorando a Cristo. Eles têm coroas e harpas, símbolos de realeza e adoração.O fato de o Cordeiro ser adorado pelos anciãos mostra que Ele recebe a mesma adoração divina que o Pai.---🔹 Apocalipse 6Ao abrir os selos, Jesus dá início ao plano de juízo de Deus sobre a terra.Aqui começa o cumprimento da visão de Romanos 11: Deus passa a tratar novamente com Israel, após o arrebatamento da igreja.O desenrolar dos selos mostra o princípio das dores, juízos e perseguições.No quinto selo, João vê a grande multidão de mártires debaixo do altar.Esse altar é o mesmo de onde foram tiradas brasas para purificar o pecado de Isaías (Is 6:6–7).Essa multidão é composta de gentios e judeus que morreram na tribulação, esperando a ressurreição futura.---🔹 Apocalipse 7O capítulo traz um parêntese consolador entre os juízos.1. Primeiro, aparecem os 144.000 israelitas selados, divididos por tribos.Eles permanecem vivos na terra, como remanescente fiel de Israel durante a tribulação.Representam o cumprimento de Romanos 11, quando Deus volta a lidar com Israel.2. Depois, João vê a grande multidão diante do trono e do Cordeiro.Eles estão debaixo do altar, como os mártires do capítulo 6.São os que vieram da “grande tribulação”, esperando a ressurreição para viver na terra juntamente com os 144.000.---📌 Conclusão O trono é literal, o mesmo visto por Isaías, Ezequiel e Amós.Jesus está no trono e à direita de Deus, recebendo adoração dos anciãos (a igreja).Os 144.000 são judeus vivos, preservados como remanescente de Israel.A grande multidão são gentios e judeus mortos na tribulação, aguardando a ressurreição debaixo do altar.No fim, todos — 144.000 e grande multidão — participarão do banquete eterno com Abraão, Isaque e Jacó na terra renovada.

Apenas os salvos operam prodígios em nome de Jesus?