Apenas os salvos operam prodígios em nome de Jesus?
Milagres, Dons Espirituais e Uso do Nome de Jesus: Uma Perspectiva Bíblica
No Novo Testamento, os dons espirituais — são concedidos pelo Espírito Santo somente aos crentes salvos, para a edificação da igreja (1 Coríntios 12:7-11; Romanos 12:6-8; Efésios 4:11-13). Esses dons se manifestam na vida daqueles que têm o Espírito de Deus habitando neles (Romanos 8:9).
Por outro lado, o nome de Jesus pode ser invocado tanto por crentes quanto por incrédulos, pois Deus pode permitir que pessoas não salvas realizem sinais e milagres, expulsar demônios, para cumprir seus propósitos soberanos, sem contudo deixar de responsabilizar o " joio " que usa o seu nome, e sua altoridade.
Por exemplo, Judas Iscariotes recebeu poder para expulsar demônios (Mateus 10:1-8), mas não tinha comunhão verdadeira com Cristo (João 17:12).
Em João 15 Jesus se referindo a Judas diz " São João 15:6,16
[6]Se alguém não permanecer em mim será lançado fora, como o ramo. Ele secará e hão de ajuntá-lo e lançá-lo ao fogo, e queimar-se-á.
[16]Não fostes vós que me escolhestes, mas eu vos escolhi e vos constituí para que vades e produzais fruto, e o vosso fruto permaneça. Eu assim vos constituí, a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vos conceda."
Não quer dizer que a salvação é condicionada aos frutos, mas sim que os frutos são uma consequência da natureza da árvore, " São João 15:5
[5]Eu sou a videira; vós, os ramos. Quem permanecer em mim e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.São João 15:6,16
[6]Se alguém não permanecer em mim será lançado fora, como o ramo. Ele secará e hão de ajuntá-lo e lançá-lo ao fogo, e queimar-se-á.
[16]Não fostes vós que me escolhestes, mas eu vos escolhi e vos constituí para que vades e produzais fruto, e o vosso fruto permaneça. Eu assim vos constituí, a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vos conceda.
Ou seja os frutos são uma consequência da salvação, e não a condição!
isto é Judas foi cortado porque ele não era salvo realmente, algo parecido acontece em romanos 11 ,contudo voltemos ao tema ....
Em Mateus 12:27, Jesus disse:
“E se eu expulso os demônios por Belzebu, por quem é que vossos filhos os expulsam? Por isso, eles mesmos serão vossos juízes.”
Aqui, “vosso filhos” refere-se aos judeus que também expulsavam demônios. Jesus usa esse argumento para mostrar a incoerência dos acusadores, sem afirmar se os exorcismos deles eram genuínos ou não.
Jesus também advertiu que nem todo aquele que diz “Senhor, Senhor” e realiza maravilhas em Seu nome tem comunhão verdadeira (Mateus 7:21-23).
Portanto, milagres, profecias, expulsar demônios são uma altoridade dada por cristo e que pode ser usurpada por um "professo " que apenas carrega o nome de cristo e isto ocorrer em diferentes contextos.
Os dons do Espírito são exclusivos dos salvos, enquanto o uso do nome de Jesus para manifestações sobrenaturais pode acontecer tanto entre salvos quanto entre não salvos, conforme a permissão e soberania de Deus, não se vê exemplo melhor que Judas, Atos dos Apóstolos 1:17,25
[17]Ele era um dos nossos e teve parte no nosso ministério.
[25] " que se transviou, para ir para o seu próprio lugar."
---
[15]Guardai-vos dos falsos profetas. Eles vêm a vós disfarçados de ovelhas, mas por dentro são lobos arrebatadores.
[16]Pelos seus frutos os conhecereis. Colhem-se, porventura, uvas dos espinhos e figos dos abrolhos?
[17]Toda árvore boa dá bons frutos; toda árvore má dá maus frutos.
[18]Uma árvore boa não pode dar maus frutos; nem uma árvore má, bons frutos.
[19]Toda árvore que não der bons frutos será cortada e lançada ao fogo.
[20]Pelos seus frutos os conhecereis.
[21]Nem todo aquele que me diz: Senhor, Senhor, entrará no Reino dos céus, mas sim aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus.
[22]Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não pregamos nós em vosso nome, e não foi em vosso nome que expulsamos os demônios e fizemos muitos milagres?
[23]E, no entanto, eu lhes direi: Nunca vos conheci. Retirai-vos de mim, operários maus!
[24]Aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as põe em prática é semelhante a um homem prudente, que edificou sua casa sobre a rocha.
Uma pessoa que aparenta ser de Deus e realiza prodígios pode não ter comunhão verdadeira com Ele, pois Jesus ensinou que “toda árvore má não produz bons frutos” e “pelos seus frutos os conhecereis” (Mateus 7:17-20). Embora os prodígios causem admiração, o verdadeiro teste está no caráter e no fruto que essa pessoa produz. Para inferir, ainda que com dificuldade, se alguém é salvo ou não, é importante avaliar se ela cumpre os cinco princípios bíblicos: difusão do evangelho, glória a Deus, utilidade para si e para o próximo, e conformidade com a Palavra. Mesmo assim, não se pode ter certeza absoluta, pois somente o Senhor conhece aqueles que são Seus (2 Timóteo 2:19).
II Timóteo 2:19-21
[19]Contudo, o sólido fundamento de Deus se mantém firme, porque vem selado com estas palavras: O Senhor conhece os que são seus (Nm 16,5); e: Renuncie à iniqüidade todo aquele que pronuncia o nome do Senhor (Is 26,13).
[20]Numa grande casa não há somente utensílios de ouro e de prata, mas também de madeira e de barro. Aqueles para ocasiões finas, estes para uso ordinário.
[21]Quem, portanto, se conservar puro e isento dessas doutrinas, será um utensílio nobre, santificado, útil ao seu possuidor, preparado para todo uso benéfico.
Comentários
Enviar um comentário