Respondendo a uma Testemunha de Jeová






Respondendo a uma Testemunha de Jeová

Judas descreve uma clara hierarquia: homens, inferiores ao diabo, o blasfemam e o repreendem; arcanjos, sendo maiores em poder, mais poderosos que os seres humanos, não fazem tal coisa. Essa frase não faria sentido se Miguel fosse superior a um querubim.

São Judas 1:8-9
[8] Assim também estes homens, em seu louco desvario, contaminam igualmente a carne, desprezam a soberania e maldizem as glórias.
[9] Ora, quando o arcanjo Miguel discutia com o demônio e lhe disputava o corpo de Moisés, não ousou fulminar contra ele uma sentença de execração, mas disse somente: Que o próprio Senhor te repreenda!

II São Pedro 2:9-12
[9] É porque o Senhor sabe livrar das provações os homens piedosos e reservar os ímpios para serem castigados no dia do juízo,
[10] principalmente aqueles que correm com desejos impuros atrás dos prazeres da carne e desprezam a autoridade. Audaciosos, arrogantes, não temem falar injuriosamente das glórias,
[11] embora os anjos, superiores em força e poder, não pronunciem contra elas, aos olhos do Senhor, o julgamento injurioso.
[12] Mas estes, quais brutos destinados pela lei natural para a presa e para a perdição, injuriam o que ignoram, e assim da mesma forma perecerão. Este será o salário de sua iniquidade.

Não faz sentido Judas descrever Jesus como único Senhor e dominador e depois distinguir Miguel de "Senhor", sem associar Miguel ao Senhor Jesus. Além do mais, como o Criador do universo não repreenderia a sua criatura?
Pedro declara claramente que a disputa é entre anjos poderosos e o diabo, não entre Jesus e o demônio! 

Nenhum dos apóstolos vínculou Miguel a Jesus, isso só aconteceu cerca de 2 séculos depois, sem a supervisão dos apóstolos! 

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1. “O Arcanjo Miguel é apenas um título de Jesus”


(Até mesmo a organização admite que existem outros além de Miguel).

Na Tradução do Novo Mundo (TNM) das Testemunhas de Jeová, Daniel 10:13 é traduzido assim:

> “Então Miguel, um dos príncipes mais importantes, veio me ajudar…” 

Conclusão: Miguel é apenas um entre outros príncipes; Jesus não é classificado como “um dos”.


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2. “Miguel é maior que os anjos, então só pode ser Jesus”



Bíblia: Ezequiel 28:14 — Satanás era querubim ungido, posto superior ao de arcanjo.

Efésios 2:2
o príncipe das ( potestades )do ar, do espírito que agora atua nos rebeldes.

Jesus > 
Efésios 1:21-22
[21]acima de todo principado, potestade, virtude, dominação e de todo nome que possa haver neste mundo como no futuro.
[22]E sujeitou a seus pés todas as coisas


Conclusão: arcanjo não torna Miguel principe exclusivo. Pelo contrário ele é uma criação de Cristo , Jesus é superior ao diabo, Miguel não.

Colossenses 1:16-17
[16]Nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as criaturas visíveis e as invisíveis. Tronos, dominações, principados, potestades: tudo foi criado por ele e para ele.
[17]Ele existe antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem nele.

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3. “Miguel é chamado de príncipe, logo é Jesus”

Bíblia: Daniel 10:21 — Miguel é “teu príncipe”;
Ele é um personagem antagonista dos espíritos imundos da Pérsia e da Grécia.
Jesus nunca se rebaixa ao nível de disputar força com criaturas caídas.
Veja nos evangelhos e no Apocalipse: Jesus usa apenas a sua palavra e o assopro da sua boca! Além do mais Miguel não faz tudo sozinho ele trabalha com um homem vestido de linho, uma criatura que trabalha de igual para igual com Miguel. 

Atos 3:15 — Jesus é “Príncipe da vida”.
Conclusão: Miguel é príncipe entre outros; Jesus é origem de toda existência, “Príncipe da paz”, “Pai da eternidade”.
— Só poderíamos admitir que Miguel é Jesus se ele se comportasse como Criador e recebesse glória como Deus, Jesus pelo contrário não adora Jeová nenhuma vez ! 


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4. “Miguel comanda os anjos, logo é Jesus”

Se Miguel fosse o líder dos querubins e serafins ele exerceria tal função e domínio!

Bíblia: Judas 9 — Miguel depende da autoridade de Deus: “não ousou pronunciar juízo de maldição contra [o diabo], mas disse: O Senhor te repreenda.”

Bíblia: Marcos 1:25 — Jesus repreende Satanás diretamente.
Conclusão: Miguel não é o Senhor; Jesus é o próprio Senhor.

Jesus aparece montado nos querubins no capítulo 1 de Ezequiel , quando ele vê a glória de Jeová, Hebreus 1:3-6
[3]Esplendor da glória (de Deus) e imagem do seu ser, sustenta o universo com o poder da sua palavra. Depois de ter realizado a purificação dos pecados, está sentado à direita da Majestade no mais alto dos céus,
[4]tão superior aos anjos quanto excede o deles o nome que herdou.
[5]Pois a quem dentre os anjos disse Deus alguma vez: Tu és meu Filho; eu hoje te gerei (Sl 2,7)? Ou então: Eu serei seu Pai e ele será meu Filho (II Sm 7,14)?
[6]E novamente, ao introduzir o seu Primogênito na terra, diz: Todos os anjos de Deus o adorem 
• ​Salmos 97:7 ou (Salmos 96:7 na numeração da Septuaginta): "Sejam envergonhados todos os que adoram imagens e se vangloriam de seus ídolos; todos os deuses o adorem." (καὶ προσκυνησάτωσαν αὐτῷ πάντες ἄγγελοι θεοῦ)
• ​Deuteronômio 32:43 (na Septuaginta): "Alegrai-vos, ó céus, com ele, e todos os anjos de Deus o adorem." (εὐφράνθητε, οὐρανοί, ἅμα αὐτῷ, καὶ προσκυνησάτωσαν αὐτῷ πάντες ἄγγελοι θεοῦ)
​Esses versículos, conforme a tradição da Septuaginta, foram usados pelo autor do livro de Hebreus para mostrar a superioridade de Jesus sobre os anjos, pois os próprios anjos são comandados a adorá-lo. Ele contrasta a imagem feita por mãos, a imagem incriada com Jesus, que recebe adoração de anjos não caídos do mesmo nível que os principados demoníacos os quais os gentios sacrificam ! 
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 Miguel e os anjos ministram a salvação, / 
Hebreus 1:7
[7]Por outro lado, a respeito dos anjos, diz: Ele faz dos seus anjos sopros de vento e dos seus ministros chamas de fogo (Sl 103,4) ( Septuaginta),


Jesus é o altor da salvação Hebreus 2:10
[10]"Aquele para quem e por quem todas as coisas existem" "o autor da salvação deles,"

Jesus fica com toda Glória por salvar os pecadores, omiguel e os anjos não .

[9]Mas aquele que fora colocado por pouco tempo abaixo dos anjos, Jesus, nós o vemos, por sua Paixão e morte, coroado de glória e de honra. Assim, pela graça de Deus, a sua morte aproveita a todos os homens.
( aqui cabe uma observação, alguns dizem " Jesus não é Deus pois , Jesus morreu, e Deus não morre "
Acontece que a morte não deixa ninguém inconsciente ou sequer é o fim da existência, Tiago explica que Jesus é o "
Senhor da glória ou glorioso Senhor " 
E ao mesmo tempo diz " condenastes e matastes o justo e ele não resistiu! 
Ele explica que a morte, é justamente quando há a separação entre espírito e corpo, 

" Tiago, escravo de Deus e do Senhor Jesus Cristo, às 12 tribos que estão espalhadas:Saudações! 
Ele coloca Jesus e Jeová lado a lado Tiago : 1 : 1
Meus irmãos, será que vocês estão se apegando à fé no nosso glorioso Senhor Jesus Cristo e ao mesmo tempo usando de favoritismo? - Tiago : 2 : 1

Vocês condenaram, assassinaram o justo. Será que ele não se opõe a vocês? - Tiago : 5 : 6

Realmente, assim como o corpo sem espírito está morto, assim também (...) Tiago : 2 : 26
Em Hebreus também fica evidente a distinção alma e espírito/ Porque a palavra de Deus é viva e exerce poder, (...) pode fazer divisão entre a alma e o espírito...
 Hebreus : 4 : 12

Conclusão: identificar Jesus como Miguel contradiz a Bíblia e mostra que o título de arcanjo não se aplica exclusivamente a Cristo.

É interessante notar que em Tiago 4 a tradução novo mundo muda completamente o sentido original do espírito de Deus para o espírito humano, só para encaixar o espírito santo como uma força ativa.
Ou vocês acham que é sem motivo que as Escrituras dizem: “O espírito que passou a morar em nós continua cheio de desejos invejosos”? - Tiago : 4 : 5

📖 Tiago 4:3–6

4:3
αἰτεῖτε καὶ οὐ λαμβάνετε, διότι κακῶς αἰτεῖσθε, ἵνα ἐν ταῖς ἡδοναῖς ὑμῶν δαπανήσητε.

> “Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para que em vossos prazeres gasteis.”

4:4
μοιχαλίδες, οὐκ οἴδατε ὅτι ἡ φιλία τοῦ κόσμου ἔχθρα τοῦ θεοῦ ἐστίν; ὃς ἐὰν οὖν βουληθῇ φίλος εἶναι τοῦ κόσμου, ἐχθρὸς τοῦ θεοῦ καθίσταται.

> “Adúlteros, não sabeis que a amizade do mundo é inimizade de Deus? Portanto, quem quiser ser amigo do mundo, inimigo de Deus se torna.”
4:5
ἢ δοκεῖτε ὅτι κενῶς ἡ γραφὴ λέγει· πρὸς φθόνον ἐπιποθεῖ τὸ πνεῦμα ὃ κατῴκισεν ἐν ἡμῖν;

> “Ou pensais que em vão a Escritura fala: Até o ciúme deseja o espírito que fez habitar em nós?”

4:6
μείζονα δὲ δίδωσιν χάριν· διὸ λέγει· Ὁ θεὸς ὑπερηφάνοις ἀντιτάσσεται, ταπεινοῖς δὲ δίδωσιν χάριν.

> “Antes, dá maior graça; por isso diz: Deus aos soberbos resiste, mas aos humildes dá graça.”

⚖️ Esse é o texto cru, direto do grego, sem escolher se “espírito” é humano ou divino " 
Contudo 

​O trecho "inimizade com Deus" e o trecho "que fez habitar em nós" muda todo o sentido se for levado ao pé da letra. Ele não está falando do ciúme humano, mas do ciúme que Deus tem pelo seu povo. Ele dá graça aos humildes e resiste aos soberbos. " vocês não sabem que a amizade com o mundo é inimizade com Deus? 4 : 4 " 

 Veja que Deus se opõe aos soberbos e não aos "ciumentos". Não faz sentido Deus nos dar um espírito humano que tem ciúmes e ao mesmo tempo dar graça a todos os ' ciumentos que tem umildade '.
O ser humano tem um disposição para pecar inerente a natureza humana, não algo dado por Deus " Não se enganem, meus amados irmãos. 
Toda boa dádiva e todo presente perfeito vem de cima, desce do Pai das luzes celestes, o qual não muda como sombras inconstantes. - Tiago : 1 : 17
Ele não está dizendo que o espírito humano em nós é ciumento, mas que o Espírito de Deus que habita em nós anseia pelo ciúme santo de fidelidade à aliança.

Tiago se inclui naqueles que têm o espírito, não nos que seguem o mundo ou pecam.

Tiago 1:18


> Ἐγεννήθημεν δὲ δικαιοσύνην θεοῦ διὰ ἀληθείας, ἵνα γένημεν ἀρχήν τινὰ τῶν κτισμάτων αὐτοῦ.

Foi da sua vontade nos produzir por meio da palavra da verdade, > para que fôssemos <, de certa forma, primícias das suas criaturas. - Tiago : 1 : 18


Não há “em nós” literal, mas ele fala de “nascidos por Deus” → inclusão do autor e leitores.

Tiago 2:14


“meus irmãos” → inclui Tiago e leitores como parte do mesmo grupo.

Tiago 3:2

“Todos nós falhamos” → autor se inclui no pecado humano, mas isso é outro assunto...

Veja outras passagens do novo Testamento onde há uma conhecidencia gramátical como a de Tiago referindo-se ao Espírito Santo que reside em nós/ 
os manuscritos mais antigos e bem preservados, como o Códice Sinaiticus e o Códice Vaticanus.
​Abaixo estão as citações completas dos versículos , na sua forma mais aceita em grego e com a tradução literal para o português.

​1 Coríntios 3:16
• ​Grego: οὐκ οἴδατε ὅτι ναὸς θεοῦ ἐστε καὶ τὸ πνεῦμα τοῦ θεοῦ ἐν ὑμῖν οἰκεῖ;
• ​Tradução literal: Não sabeis que templo de Deus sois e o espírito do Deus em vós habita?
​1 Coríntios 6:19
• ​Grego: ἢ οὐκ οἴδατε ὅτι τὸ σῶμα ὑμῶν ναὸς τοῦ ἐν ὑμῖν ἁγίου πνεύματός ἐστιν οὗ ἔχετε ἀπὸ θεοῦ, καὶ οὐκ ἐστὲ ἑαυτῶν;
• ​Tradução literal: Ou não sabeis que o corpo de vós templo do em vós santo espírito é, o qual tendes de Deus, e não sois de vós mesmos?
​2 Coríntios 1:22
• ​Grego: ὁ καὶ σφραγισάμενος ἡμᾶς καὶ δοὺς τὸν ἀρραβῶνα τοῦ πνεύματος ἐν ταῖς καρδίαις ἡμῶν.
• ​Tradução literal: o que também selou a nós e deu o penhor do espírito nas corações de nós.
​Nota: É importante ressaltar que, embora a a citação mencione "em vós", a maioria dos manuscritos confiáveis utiliza "em nós" (ἐν ταῖς καρδίαις ἡμῶν - em nossos corações), pois o apóstolo Paulo frequentemente se inclui ao falar sobre a unção e o selo do Espírito Santo.
​Efésios 2:22
• ​Grego: ἐν ᾧ καὶ ὑμεῖς συνοικοδομεῖσθε εἰς κατοικητήριον τοῦ θεοῦ ἐν πνεύματι.
• ​Tradução literal: em quem também vós sois coedificados para morada do Deus em espírito.
​Romanos 8:9
• ​Grego: ὑμεῖς δὲ οὐκ ἐστὲ ἐν σαρκὶ ἀλλὰ ἐν πνεύματι, εἴπερ πνεῦμα θεοῦ οἰκεῖ ἐν ὑμῖν. εἰ δέ τις πνεῦμα Χριστοῦ οὐκ ἔχει, οὗτος οὐκ ἔστιν αὐτοῦ.
• ​Tradução literal: Vós porém não estais em carne mas em espírito, se porventura espírito de Deus habita em vós. Se porém alguém espírito de Cristo não tem, este não é dele.
A ideia de Deus "ter ciúmes" na Septuaginta

1. Êxodo 20:5 (LXX)
οὐ προσκυνήσεις αὐτοῖς, οὐδὲ μὴ λατρεύσεις αὐτοῖς· ἐγώ εἰμι κύριος ὁ θεός σου, θεὸς ζηλωτής...



> “Não te prostrarás diante deles nem os servirás; porque eu sou o Senhor teu Deus, Deus zeloso...”



Aqui aparece o termo θεὸς ζηλωτής — “Deus ciumento/zeloso”.
2. Êxodo 34:14 (LXX)
οὐ γὰρ μὴ προσκυνήσῃς θεῷ ἑτέρῳ· κύριος γὰρ ὁ θεὸς ζηλωτὴς ὄνομα αὐτῷ, θεὸς ζηλωτής ἐστιν.



> “Não adorarás outro deus, porque o Senhor, cujo nome é Zeloso, é um Deus zeloso.”



Aqui o nome de Deus é explicitamente ligado ao ciúme/zelo.
Levítico 26:11-12 (LXX)
καὶ δώσω τὴν σκηνὴν μου ἐν ὑμῖν, καὶ οὐ μὴ βδελύξηταί ὑμᾶς ἡ ψυχή μου· καὶ ἐμπεριπατήσω ἐν ὑμῖν καὶ ἔσομαι ὑμῶν θεός, καὶ ὑμεῖς ἔσεσθέ μοι λαός.



> “E porei o meu tabernáculo no meio de vós, e a minha alma não vos rejeitará. E andarei no meio de vós, e serei o vosso Deus, e vós sereis o meu povo.”

O apóstolo Paulo aplica essa passagem diretamente ao espírito santo/ isto é Jeová abitando com com seu povo e andando com eles! 

II Coríntios 6:16-18
[16]Como conciliar o templo de Deus e os ídolos? Porque somos o templo de Deus vivo, como o próprio Deus disse: Eu habitarei e andarei entre eles, e serei o seu Deus e eles serão o meu povo (Lv 26,11s).
[17]Portanto, saí do meio deles e separai-vos, diz o Senhor. Não toqueis no que é impuro, e vos receberei.
[18]Serei para vós um Pai e vós sereis para mim filhos e filhas, diz o Senhor todo-poderoso (Is 52,11; Jr 31,9).

📍 Parte 1

Eu poderia discutir com você sobre vários assuntos e equívocos que Charles Taze Russell cometeu, porém eu estou mais preocupado com o assunto da sua salvação do que em desestruturar as doutrinas dos testemunhas de Jeová em si.

Me responda honestamente: se você morrer agora, onde você tem certeza que vai passar a eternidade?

Nada do que você faça pode te dar certeza ou segurança eterna, pois quem garante que você está fazendo exatamente igual a Cristo? É uma pretensão absurda ter certeza sobre algo que está acontecendo e algo que você está fazendo. Deus é o padrão absoluto a ser seguido. Se você não é igual a Deus, está apto para ser julgado por Ele.

É para isto que Cristo morreu e ressuscitou, tornando ao seio do Pai. Cristo não veio nos dar apenas o exemplo e nos ensinar a chegar lá, pois Ele é o caminho e o veículo que nos conduz a Deus. Não se engane: Deus não aproveita nada de você. O Espírito é o que vivifica; a carne para nada aproveita.

Como está escrito no Evangelho de João capítulo 6:

> “O Espírito é o que vivifica, a carne para nada aproveita.”



E em Efésios 2:

> “E vos vivificou, estando mortos em ofensas e pecados, em que noutro tempo andastes, segundo o príncipe deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, o espírito que agora opera nos filhos da desobediência.”



Você já parou pra pensar como é ridículo, racionalmente falando, como alguém pregado no madeiro, com as mãos e os pés pregados sem se mover, possa dar vida ou salvar alguém de seus pecados?

Esta é justamente a loucura da pregação pela qual Deus propôs salvar os seres humanos: Cristo crucificado, escândalo para os judeus e loucura para os gregos, mas para nós que somos salvos é o poder de Deus para a salvação (1 Coríntios 1).

A essência do evangelho é Cristo morto, ressuscitado e à direita de Deus, disposto a interceder pelos pecadores. Ele não cobra nada para fazer de você uma pessoa salva, nem espera você melhorar. Ele dá gratuitamente a salvação para que nós possamos ter a segurança do nosso destino eterno.

E não só isso, como também nos assegura uma entrada franca e firme aos céus, dando glória a Deus, sendo instrumentos para manifestar a sua misericórdia no tempo presente. Ele nos dá essa certeza presente, como está escrito:

> “Quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, e não entrará em juízo, mas passou da morte para a vida.” (João 5:24)



Você tem a vida eterna?

Você pode se considerar uma pessoa salva?

Vou ilustrar uma situação hipotética para te explicar o quão perigoso é não ter a certeza do seu destino eterno.

Imagine que você está num aeroporto esperando seu voo. Então você escuta a última chamada para o embarque. Mas você não tem certeza se é o seu avião ou se é outro avião que vai para outro lugar.

Se você entrar no lugar certo, você vai chegar a tempo no seu destino conforme o esperado. Contudo, se você entrar no voo errado, você será levado para outro lugar e nunca chegará ao seu destino.

Imagina se você entrar sem ter certeza: existe 50% de chance de ser o seu avião e 50% de não ser. E daí?

Não dá tempo para perguntar a ninguém, pois não existe ninguém por perto. Se você demorar, o avião vai embora e você perde sua chance de embarcar. Mas, de novo: pode ser o seu, e pode não ser, porque você não tem certeza.

Agora, porém, aparece na sua frente uma pessoa de pouca confiança, que já mentiu para você várias vezes, e ela diz que aquele é o seu avião. Você, com certeza, teme em entrar, pois sabe que essa pessoa sempre mente.

Porém, chega outra pessoa que nunca mentiu para você, incapaz de te fazer mal e que só quer o seu bem. Ela diz que aquele é o avião que você deve entrar. Essa pessoa nunca mentiu para você.

Então fica a pergunta: você pode ter certeza de que aquele é o seu avião se essa pessoa, que só quer o seu bem, disse? Será que você pode entrar na cabine e sentar na poltrona e descansar com certeza de que chegará no seu destino, com base apenas no que essa pessoa disse para você, além das evidências que comprovam que ela é digna de confiança?

Será que apenas “palavras” poderão definir o seu destino final? Baseado apenas no caráter que você conhece dessa pessoa?

Eu acredito que sim!

Jesus morreu e ressuscitou. Se Ele não é digno de total confiança, então quem é? Qual é a evidência de que uma pessoa é confiável, se não for pelo modo como ela se comporta e pelo modo como ela se dirige a você?

Jesus disse que quem ouve a palavra dEle e crê nEle tem a vida eterna, e que não entrará em juízo, mas passou da morte para a vida.


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📍 Parte 2

Eu aposto que o evangelho que você ouviu é baseado em oferta e demanda: você oferta algo a Deus para então Deus fazer algo por você.

Em certo lugar, uma pessoa escreveu:

> A obra de fé é uma jornada, não apenas uma ação. A fé é o primeiro passo, a mão estendida para aceitar a provisão de Deus em Cristo. Mas essa fé se expressa, se manifesta e se fortalece em cada passo de obediência e serviço. O que é fé se não um espírito de prontidão para agir e obedecer? E o que são as obras se não a fé se movendo? Primeiro a fé, e depois as obras; e depois a fé novamente, e depois as obras novamente—até que mal se consiga distinguir qual é uma e qual é a outra.”



É esse tipo de material que escraviza as pessoas intelectualmente e as mantém em grilhões, privando-as da certeza do seu próprio destino eterno, dando-lhes uma extensa lista de regras e condicionando-as pelo medo!

A verdade é que nós somos salvos para fazer o bem e não fazemos o bem para ser salvos. O pequeno detalhe na troca de palavras transfere toda a glória: ou para o homem, ou para Deus.

Se você acha que, para ser salvo, é necessário praticar o bem e dar frutos, então realmente não entendeu a essência do evangelho. Nós nada podemos por nós mesmos, e por isso Deus assumiu a forma humana para suprir as demandas do próprio Deus, assumindo a forma de servo e fazendo-se semelhante aos homens.

Como está escrito:

> “Deus, enviando o seu Filho na semelhança da carne do pecado, condenou o pecado na carne, para que a justa demanda da lei se cumprisse em nós que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito.” (Romanos 8:3-4)



Deus não exige nada do ser humano perdido, pois o ser humano perdido não tem nenhum vínculo com Deus e não é capaz de agradá-lo. Mas conosco não se fez assim: Deus nos deu a salvação sem exigir nada de nós, senão apenas receber. Essa é a única condição estabelecida por Deus, pela qual Cristo fica com toda a glória no final.

Você ousaria interferir na glória de Deus adicionando obras à obra perfeita de Cristo?

Deus nos preparou para fazer a sua vontade e nos chamou com santa vocação. Ele exige boas obras, não dos perdidos, mas dos salvos, pois somos criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou de antemão para que andássemos nelas.

Nós somos a lavoura de Deus e o edifício de Deus. Por isso Ele exige obediência, pois os seres humanos estão em dívida eterna por causa dos seus pecados.

O Espírito Santo não é apenas o autor da vida que reside em nós, mas é Ele mesmo o penhor e a garantia do amor de Deus, e que vamos chegar na presença de Deus seguros e salvos.

Outra vez afirmo o que já antes disse: não há nada que você possa fazer por si mesma que garanta o seu destino eterno, ou que retire os seus pecados perpetuamente, pois “em nenhum outro há salvação, porque debaixo do céu nenhum outro nome há dado entre os homens pelo qual devamos ser salvos.” (Atos 4:12)

Nem você mesma pode garantir um destino para si. Pelo contrário: é o juramento que Deus propôs em si mesmo de dar a vida eterna aos que põem sua esperança na obra de Cristo.

A obra de Cristo é tão fantástica e incompreensível que, na hora em que você crê, você passa da morte para a vida instantaneamente, e não entrará em juízo ou condenação, pois Cristo já levou toda a condenação no seu corpo quando assumiu a forma humana e se deixou pendurar pelas suas próprias criaturas.

Ele foi sepultado, e no seu sepultamento carregou toda a maldição que devia cair sobre nós. Ressuscitou no mesmo corpo antes condenado, para se apresentar vivo diante de Deus e interceder por aqueles cujos pecados carregou. Tal é a obra de Cristo e a redenção que há nEle.

Se um homem crucificado, morto, ressurreto e agora na presença de Deus não pode te dar certeza, então quem pode?

Alguns afirmam que podemos ter certeza apenas quando chegarmos à presença de Deus depois da ressurreição. Porém, Cristo não disse que teremos a vida eterna, mas que temos a vida eterna no momento em que cremos.

Não ter certeza é invalidar a palavra do próprio Deus, que deu testemunho de seu Filho, dizendo:

> “Este é o meu Filho amado; a Ele ouvi.”

Deus já nos vê assentados com Jesus, a sua direita ! 
Além disso, Deus nos levantou junto com ele e nos fez sentar junto com ele nos lugares celestiais em união com Cristo Jesus, 
a fim de que, nos futuros sistemas de coisas, ele demonstre as riquezas extraordinárias da sua bondade imerecida por meio de sua benevolência para conosco, em união com Cristo Jesus. - Efésios : 2 : 7

Portanto, quem não crê faz de Deus um mentiroso, pois não crê que Ele deu testemunho do seu Filho.

Ele jurou e não voltará atrás. Cristo está na presença de Deus e vive para interceder por nós. Nós, os que cremos, precisamos ter certeza do nosso destino eterno, não por algo que fazemos ou deixamos de fazer, mas pelo fato de Cristo ter deixado o céu, feito-se menor que os anjos por um breve tempo, encontrado em forma de servo, na semelhança da carne do pecado, para levar sobre si o pecado de muitos.

Você crê nisso?

O seu voo já vai partir. Será que você tem certeza que pode entrar? Se você demorar, ele vai partir. Se você entrar e, contudo, não for o seu, já era. Mas se você tem certeza de que é o seu, então a sua vida vai mudar drasticamente: da morte para a vida.

Confesse com a sua boca que Cristo é o seu Senhor, o dono da sua vida, e tenha certeza no seu coração.

E descanse confortavelmente na provisão de Deus.


1. A Bíblia é completa e suficiente

> “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça.” (2 Timóteo 3:16–17)



Nenhum escrito posterior pode acrescentar algo essencial à salvação ou revelar verdades que a Bíblia não revele.


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2. Charles Taze Russell não pode trazer novas revelações

Se aceitarmos qualquer novidade de Russell, isso seria equivalente a dizer que a Bíblia é insuficiente para guiar a fé e a vida do crente. A Bíblia não deixa lacunas que precisem ser preenchidas.

 jesus ensinou tudo aos apóstolos , o espírito santo é o altor de toda a Bíblia, inclusive das epístolas, conteúdos estes que os apóstolos não podiam suportar, enquanto o espírito não viesse. 

No entanto, quando ele vier, o espírito da verdade, ele os guiará a TODA A VERDADE , pois não falará de sua própria iniciativa, mas falará o que ouvir e declarará a vocês as coisas que virão. - João : 16 : 13
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3. Conclusão lógica

Portanto, nada do que Russell apresente como “novo” deve ser aceito como regra ou doutrina, pois toda revelação necessária já se encontra nas Escrituras.

pois o seu poder divino nos concedeu tudo que contribui para a vida e a devoção a Deus por meio do conhecimento exato Daquele que nos chamou pela sua própria glória e virtude. 
- II Pedro : 1 : 3
Por meio dessas coisas ele nos concedeu as promessas preciosas e muito grandiosas, para que, por meio delas, vocês participassem da natureza divina, tendo escapado da corrupção do mundo causada pelos desejos errados. 

- II Pedro : 1 : 4

Por essa razão, façam todo o esforço possível para acrescentar à sua fé a virtude; à sua virtude, o conhecimento

 - II Pedro : 1 : 5
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Eu sei que você tem a mente fechada para aprender coisas novas que vão além das barreiras impostas pela organização tore de Vigia, Mas você tem que entender que nenhuma parte da Escritura foi escrita por gentios, apenas por hebreus, da descendência de Abraão, com exceção de Romanos e de Lucas e Atos, que foram apenas escritos por gregos , ou seja, transcrições , relatos ou falas dos apóstolos, os gentios apenas descreveram o que ouviram, guiados pelo Espírito de Deus sob a direção dos apóstolos.

E nenhuma parte da Bíblia foi escrita por gentios, não por serem intelectualmente inferiores ou incapazes de suprir as demandas de Deus, mas pela simples promessa feita aos pais no passado/


Abraão e descendentes → canal da promessa (Gênesis 12).

Israel → povo escolhido para receber Lei e Escrituras (Deuteronômio 4).

Profetas → apenas judeus Amós 3:7

> “Certamente o Senhor Deus não fará coisa alguma, sem ter revelado o seu segredo aos seus servos, os profetas.”
Os profetas enviados por Deus eram judeus.
Jesus e os apóstolos → judeus, enviados inicialmente a Israel (Mateus 15:24; Romanos 9:4-5).

Veja: entre mais de 40 autores que escreveram a Bíblia, inspirados por Deus, nenhum deles foi um gentil .
Com pequenas exceções de Lucas e Atos sob direção dos 70 discípulos e dos apóstolos sob inspiração do Espírito.

Eu volto a afirmar: o espírito dizia expressamente que se levantariam homens falando coisas distorcidas , negando o Senhor Jesus que nos comprou , e tornando em dissolução a graça de Deus, fomentando divisões sensuais e que não tem o espírito santo! 


Honestamente, eu não quero continuar esse assunto sem primeiro saber se você realmente tem interesse em buscar a verdade ou apenas está procurando alguém para discordar e debater.




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C.T. Russell

Porque apenas algumas testemunhas de Jeová vão para o céu?.​A Vontade de Jesus e a Vontade do Pai​João 5:30: "Não posso eu mesmo fazer coisa alguma; conforme ouço, julgo; e o meu julgamento é justo, porque não busco a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou."​João 6:38: "Porque eu desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou."​Nesse contexto, Deus poderia dizer que a vontade d'Ele é a vontade de Jesus, e a vontade de Jesus é a vontade de Deus. Embora uma criatura possa fazer a vontade de Deus, é necessário considerar que, para fazer toda a vontade de Deus, é preciso saber toda a Sua vontade, o que implica onisciência e um conhecimento intrínseco sobre os propósitos de Deus. Somente o próprio Deus pode afirmar que faz tudo o que Ele quer. Jesus está dizendo que Ele faz a vontade do Pai, que é a Sua própria vontade. A vontade de Jesus é a vontade de Deus e a vontade de Deus é a vontade de Jesus. Jesus não tem mais de uma vontade, pois a Sua vontade é fazer a vontade do Pai.​Uma criatura pode fazer a vontade de Deus se tiver conhecimento sobre a vontade de Deus, e ela faz tudo baseado no conhecimento que possui. No entanto, ainda há limitações por causa do conhecimento. Apenas Deus pode realizar toda a Sua obra e toda a Sua vontade, porque só Ele sabe o que quer fazer e só Ele faz o que quer. Além disso, qual criatura ousaria dizer que faz toda a vontade de Deus sem ter o conhecimento de toda a Sua vontade?Jesus expressa muita coisas que são não por causa do seu relacionamento com o pai, mas para nos seguirmos o seu exemplo e exercemos o nosso próprio relacionamento com o pai através dele mesmo. afasta de mim este cálice; porém não seja o que eu quero, mas o que tu queres.”não seja como eu quero, mas como tu queres.”todavia não se faça a minha vontade, mas a tua.”Lucas 22:42 / Marcos 14:36 / Mateus 26:39João 12:27-28Jesus não diz que não tem vontade alguma , mas que a sua vontade é a vontade do pai ... você consegue conceber que uma criatura do mais alto escalão na hierarquia poderia , dizer que a vontade dele é a vontade de Deus? > “Agora a minha alma está perturbada; e que direi eu? Pai, salva-me desta hora? Mas para isto vim a esta hora.[11]Não hei de beber eu o cálice que o Pai me deu?E que ele deve ser glorificado como o criador? São João 5:23[23]Desse modo, todos honrarão o Filho, bem como honram o Pai. São João 5:30[30]De mim mesmo não posso fazer coisa alguma. Julgo como ouço; e o meu julgamento é justo, porque não busco a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou.Se Jesus fizesse outra vontade além da vontade do pai ele seria tão pecador quanto as pessoas as quais ele dirige a palavra, veja que nos capítulos seguintes Jesus acusa eles de justamente faser a vontade que eles tiveram junto do pai deles , Satanás. Jesus nunca se rebaixou para engrandecer o pai ele mesmo explica .São João 5:23[23]Desse modo, todos honrarão o Filho, bem como honram o Pai. Aquele que não honra o Filho, não honra o Pai, que o enviou.São João 5:18[18]Por esta razão os judeus, com maior ardor, procuravam tirar-lhe a vida, porque não somente violava o repouso do sábado, mas afirmava ainda que Deus era seu Pai e se fazia igual a Deus.É costume dos seres humanos dar mais valor ao quadro da pintura do que o pintor que fez o quadro, porém Deus não é como os seres humanos ! ​A Glória de Jesus e a Honra de Deus​Jesus nunca é visto adorando a Deus. No entanto, o Pai lhe disse: "Já tenho te honrado e outra vez te glorificarei!" (João 12:28). Deus não atribui honra a uma criatura, pois isso usurparia a Sua honra, já que Ele criou todas as coisas. A cadeira não pode receber o elogio, pois foi o marceneiro quem a fez. O que Jesus teria de especial se Deus pudesse fazer outro igual a Ele?​O Filho só pode fazer o que vê o Pai fazer. Jesus viu tudo que Deus fez porque Ele estava antes da criação. Jesus diz: "Pai, glorifica-me com aquela glória que eu tinha contigo antes da criação do mundo" (João 17:5). Jesus sempre esteve com Deus, por isso Ele faz tudo o que Deus faz. Ele não pode fazer outra coisa, pois isso fugiria da sua própria natureza, que é fazer a vontade de Deus, vontade essa que é a vontade de Jesus. Em outras palavras, Deus só faz o que é da vontade de Jesus.​E se Ele faz exatamente como Deus faz, por que não pode receber a mesma glória de Deus? "Para que todos honrem o Filho como honram o Pai" (João 5:23). O mundo foi feito por Jesus, mas o mundo não O conheceu (João 1:10).​A Natureza de Deus e Jesus na Bíblia​Ninguém jamais viu a Deus. Isso é consolidado pelas próprias palavras de Deus na Lei de Moisés, que diz que ninguém jamais O viu e sobreviveu. Contudo, os profetas afirmaram categoricamente: "Vi o Senhor sentado sobre o trono", como em Ezequiel 1, Isaías 6 e Amós 9. Em João 12, o apóstolo João descreve que Isaías disse aquilo quando viu a glória de Jesus e escreveu sobre Ele. Já o apóstolo Paulo diz em Atos 28 que o respeito ao que o EspíritoSanto disse a Isaías, ou seja um paradoxo se o Espírito e Jesus, não são o mesmo jeova.​Quando Moisés descreve a criação, ele diz que "foram criadas as águas de cima e as águas de baixo", na mesma perspectiva do Espírito Santo que pairava sobre as águas em Gênesis 1:2. E no livro de Salmos, diz que tudo foi criado pelo "Espírito da boca de Deus" (Salmo 33:6).​A Bíblia explica que Jesus é a imagem de Deus em 2 Coríntios 4:4 e em Hebreus 1:3. Se Jesus fosse um ser finito, não poderia refletir com precisão a imagem do Deus infinito. Mas em Hebreus, diz que Ele é "a expressão exata do seu Ser" (Hebreus 1:3). Jesus é o Criador por isso adorá-lo e atribuir honra a ele não é idolatria/ Jesus não é a cadeira mais bem feita , ele mesmo é o " marceneiro " Romanos 1:25[25]Trocaram a verdade de Deus pela mentira, e adoraram e serviram à criatura em vez do Criador, que é bendito pelos séculos. Amém!Romanos 9:5[5]; deles descende Cristo, segundo a carne, o qual é, sobre todas as coisas, Deus bendito para sempre. Amém. De fato, Jesus não é a criatura. Como Ele é a imagem de Deus, todos que O adoram estão adorando a Deus, pois a imagem de Deus é equivalente a Deus.​O Papel de Jesus e o Espírito do Anticristo​João escreve no seu Evangelho, no capítulo 1, que João Batista foi enviado à frente de Jesus, o que significa que Jesus é o Senhor, para quem João Batista prepara o caminho (João 1:23). Outra vez, "eis que vos enviarei o meu mensageiro antes do dia do Senhor" (Malaquias 3:1), e Paulo diz que aquele dia é o "dia de Cristo" (Filipenses 1:6).​João 5:19: "Então Jesus lhes respondeu: Em verdade, em verdade vos digo que o Filho por si mesmo nada pode fazer, mas só aquilo que vê fazer o Pai; porque tudo quanto ele faz, também o Filho assim o faz."​Jesus sempre esteve com Deus, logo tudo que Deus faz Ele faz também. A criação, em São João 1:2-3, diz: "Ele estava no princípio junto de Deus. Tudo foi feito por ele, e sem ele nada foi feito." Em São João 1:10: "Estava no mundo e o mundo foi feito por ele, e o mundo não o reconheceu."​Jesus não pode fazer nada que não seja a vontade de Deus, pois a vontade de Deus é a vontade de Jesus. Em outras palavras, Deus só faz o que é da vontade de Jesus, pois a vontade de Jesus é que Deus faça Sua vontade. Ambos têm a mesma vontade e o mesmo sentimento, pois Eles são um.​Além disso, como Jesus poderia receber glória como Deus sem ser objeto de idolatria? A idolatria não é somente fazer uma imagem de escultura, mas adorar a criatura em vez do Criador. No Evangelho de João, no capítulo 1, João nos dá informações valiosas sobre quem é Jesus:• ​São João 1:2-3: "Ele estava no princípio junto de Deus. Tudo foi feito por ele, e sem ele nada foi feito."• ​São João 1:10: "Estava no mundo e o mundo foi feito por ele, e o mundo não o reconheceu."• ​São João 1:18: "Ninguém jamais viu Deus. O Filho único, que está no seio do Pai, foi quem o revelou."• ​São João 1:23: "Ele respondeu: Eu sou a voz que clama no deserto: Endireitai o caminho do Senhor, como o disse o profeta Isaías (40,3)."• No original essa voz que clama é o próprio jeova! E os 4 evangelhos atribuem que , João Batista preparou o caminho para Jesus, não é só preparar o povo para escutar a vós de Deus e Jesus como uma pessoa trazendo a mensagem de Deus , mas preparar o caminho do criador! Em Isaías 66 jeova dece em chamas de fogo para tomar vingança dos que não o conhecem isso é exatamente oque Paulo descreve de Jesus em 2 Tessalonicenses sobre o dia de jesus como sendo Jeová, eo jeova comosendo Jesus / 1. Manifestação em fogoIsaías 66:15 – “O Senhor virá em fogo... em chamas de fogo.”2 Ts 1:8 – “Em chama de fogo, tomando vingança.”Ambos falam do Senhor vindo em fogo de juízo.2. Vingança / JuízoIsaías 66:16 – “Com fogo e com sua espada entrará em juízo contra toda a carne.”2 Ts 1:8 – “Tomando vingança dos que não conhecem a Deus.”Mesmo tema: Deus intervindo em juízo universal.3. Contra os rebeldesIsaías 66:24 – “Verão os cadáveres dos que prevaricaram contra mim... seu fogo não se apagará.”2 Ts 1:9 – “Eterna perdição... longe da face do Senhor.”Ambos mostram o castigo eterno dos ímpios.4. Anúncio às nações / ilhasIsaías 66:18-19 – “Anunciarei a minha glória entre as nações... às ilhas remotas.”2 Ts 1:10 – “Quando vier para ser glorificado nos seus santos e admirável em todos os que creram.”Tanto Isaías quanto Paulo ligam o juízo ao anúncio da glória de Deus às nações.​A primeira informação é que tudo foi feito por Jesus e sem Jesus nada do que existe foi feito.​Nas cartas de João, ele diz que todo aquele que nega que Jesus Cristo assumiu a forma humana não é de Deus, mas se opõe a Jesus. Esse é justamente o espírito do anticristo, que se opõe a tudo o que se adora e que se chama Deus. Jesus assumiu a forma de homem para que Deus condenasse o pecado na carne de Jesus, a fim de que as santas demandas de Deus se cumprissem em nós, que já não andamos segundo a natureza humana, mas segundo a natureza do Espírito Santo, como está em Romanos 8.​Salvação e a Justiça de Deus​As Testemunhas de Jeová não negam que Jesus Cristo assumiu a forma humana, mas negam que Jesus seja eterno e que a obra d'Ele seja suficiente, pois eles acrescentam obras antes e depois da salvação. Ou seja, para eles, a fé na obra de Cristo não é suficiente para salvar. Pois, se a fé vier sozinha, não é suficiente. E também depois da salvação, porque se o membro da organização não se esforçar, ele perde a salvação.​Mesmo que Jesus tenha assumido a forma humana, a pessoa só é salva se ela se esforçar. Isso nega a suficiência da obra de Cristo como a única solução para levar o homem a Deus. Se houver outra forma de salvação além da obra de Cristo, então Jesus Cristo morreu em vão. Como Paulo escreve em Gálatas 2:21: "se a justiça provém da lei, logo segue-se que Cristo morreu em vão". Ele continua: "e não aniquilo a graça de Deus, porque se a justiça provém da lei, segue-se que Cristo morreu em vão".​Eles negam que Cristo morreu em vão de uma forma sutil e velada, pois a fé na obra de Cristo não é suficiente para salvar eternamente, precisa de algo mais. Esse é justamente o espírito do anticristo, que atribui glória a si mesmo em vez de atribuir a Deus, e se opõe a tudo o que se chama de Deus e se adora.​Em outras palavras, se eu for salvo pelos meus esforços, então o louvor é para mim. Mas se Deus me salva unicamente por eu confiar n'Ele, então o louvor é para Deus. É por isso que Paulo escreve que o justo viverá pela fé (Romanos 1:17) e não por fazer parte de alguma organização ou pelo esforço humano. Porque se o esforço humano entra na salvação, o louvor resulta para a criatura e não para o Criador.​Nesse mesmo assunto, o espectro do anticristo se manifesta quando eles negam que a justiça de Deus seja eterna. Isto é, a justiça seria apenas uma criação de Deus. Em algum momento, antes de Deus criar a justiça , não existiam bem nem mal, era uma coisa só. É por isso que eles dizem que o lago de fogo não tem duração eterna, mas consequência eterna ,. Se eles admitissem que a justiça de Deus é eterna e que a punição no lago de fogo é eterna, os que são submetidos ao juízo eterno teriam que ser, legitimamente ser substituidos por um ser eterno, isso é se o lago de fogo é eterno , logo a pessoa que vai substituir o pecador tem que ser eterno, não apenas sem fim, mas sem começo nem fim . Só Deus não tem começo nem fim , a justiça é o caráter do próprio Deus! E Jesus segundo eles não é sem começo, pois ele é uma criatura, a primeira , a obra prima de Deus, e segundo eles o lago de fogo é uma criação também, por isso deixará de existir quando aniquilar todos os infiéis . ​A resposta é que Deus não criou a justiça, pois a justiça é o próprio Deus. Deus olha para Si mesmo e julga as pessoas conforme Ele mesmo é. As pessoas que não são como Ele são condenadas eternamente. Pois se a justiça de Deus é eterna, quais seriam as consequências se a justiça não fosse? Descaradamente, eles negam a justiça de Deus, pois a justiça d'Ele é eterna, mas não nas pessoas. Isso contrasta exatamente com o perfil de Deus, que é ser justo. Eles colocam em jogo tanto a justiça de Deus quanto a bondade de Deus quando dizem que a salvação e o juízo de Deus não são eternos. Eles são exatamente como os homens de 1 Timóteo 4:2 e 2 Timóteo 3:5: homens que têm "aparência de piedade, mas negam a sua eficácia".---1. No Batismo de JesusDeus dá testemunho público de Seu Filho:📖 Mateus 3:16–17“E, sendo Jesus batizado, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre ele. E eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo.”---2. Na TransfiguraçãoDeus novamente confirma a glória de Seu Filho diante dos discípulos:📖 Mateus 17:5“Estando ele ainda a falar, eis que uma nuvem luminosa os cobriu; e da nuvem saiu uma voz, que dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo; escutai-o.”---3. Na Entrada em Jerusalém, quando Jesus oraJesus pede ao Pai que o glorifique, e o Pai responde do céu:📖 João 12:27–28“Agora a minha alma está perturbada; e que direi eu? Pai, salva-me desta hora? Mas para isto vim a esta hora. Pai, glorifica o teu nome. Então veio uma voz do céu que dizia: Já o tenho glorificado, e outra vez o glorificarei.”---4. Na Oração SacerdotalJesus fala que o Pai já lhe deu glória e pede que seja plenamente manifestada:📖 João 17:1, 4–5“Jesus falou assim, e, levantando os olhos ao céu, disse: Pai, é chegada a hora; glorifica o teu Filho, para que também o teu Filho te glorifique a ti; (…) Eu glorifiquei-te na terra, tendo consumado a obra que me deste a fazer. E agora, glorifica-me tu, ó Pai, junto de ti mesmo, com aquela glória que tinha contigo antes que o mundo existisse.”---5. Na RessurreiçãoA ressurreição é o maior ato de Deus Pai glorificando Jesus:📖 Atos 3:13, 15“O Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó, o Deus de nossos pais, glorificou a seu Filho Jesus, a quem vós entregastes e perante a face de Pilatos negastes, tendo ele determinado que fosse solto. (…) E matastes o Príncipe da vida, ao qual Deus ressuscitou dentre os mortos, do que nós somos testemunhas.”---6. Na Exaltação à Direita do PaiApós subir ao céu, Jesus recebe glória e honra de Deus:📖 Filipenses 2:9–11“Pelo que também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome; para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, e toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai.”📖 Hebreus 2:9“Vemos, porém, coroado de glória e de honra aquele Jesus que fora feito um pouco menor do que os anjos, por causa da paixão da morte, para que, pela graça de Deus, provasse a morte por todos.”---São João 12:38[38]Assim se cumpria o oráculo do profeta Isaías: Senhor, quem creu em nossa pregação? E a quem foi revelado o braço do Senhor (Is 53,1)?🔹 1. Justificação dos homens📖 Isaías 53:11> “O Justo, meu Servo, justificará muitos homens, e tomará sobre si suas iniquidades.”👉 A justificação é prerrogativa divina.Isaías 45:25: “No Senhor será justificada e se gloriará toda a descendência de Israel.”Romanos 8:33: “É Deus quem justifica.”➡️ Se esse homem justifica, ele participa daquilo que só Deus pode fazer. Logo, ele não é mera criatura.---🔹 2. Carregar pecados e curar pela expiação📖 Isaías 53:5–6> “Mas ele foi castigado por nossos crimes, e esmagado por nossas iniquidades; o castigo que nos salva pesou sobre ele; fomos curados graças às suas chagas. (…) o Senhor fazia recair sobre ele o castigo das faltas de todos nós.”👉 Quem pode tomar sobre si os pecados de todos e ainda oferecer cura e salvação?Salmo 103:3: “É ele quem perdoa todas as tuas iniquidades e sara todas as tuas enfermidades.”Miquéias 7:18: “Quem é Deus semelhante a ti, que perdoa a iniquidade e esquece a transgressão do remanescente da sua herança?”➡️ Essa ação é divina, e se atribuída a um homem, significaria dar louvor de salvação a uma criatura. Aqui vemos que é o próprio braço do Senhor (Is 53:1) agindo.---🔹 3. O sacrifício expiatório aceito por Deus📖 Isaías 53:10> “Mas aprouve ao Senhor esmagá-lo pelo sofrimento; se ele oferecer sua vida em sacrifício expiatório, terá uma posteridade duradoura, prolongará seus dias, e a vontade do Senhor será por ele realizada.”👉 O termo aqui é “oferta pela culpa” (asham no hebraico), sacrifício que no sistema mosaico era oferecido a Deus.Nenhum homem poderia se oferecer a si mesmo como sacrifício aceito por Deus, a menos que fosse de natureza divina.Aqui esse Servo é aceito de forma única, cumprindo a vontade eterna de Deus.---🔹 4. Recebe honra, recompensa e parte com os grandes📖 Isaías 53:12> “Eis por que lhe darei parte com os grandes, e ele dividirá a presa com os poderosos: porque ele próprio deu sua vida, e deixou-se colocar entre os criminosos, tomando sobre si os pecados de muitos homens, e intercedendo pelos culpados.”👉 Esse Servo não apenas sofre, mas recebe exaltação, herança e vitória.Filipenses 2:9–11 mostra esse cumprimento: Deus lhe deu um Nome acima de todo nome, para que toda língua confesse que Ele é Senhor.➡️ Honra de governar e dividir a presa é linguagem de soberania — atributo do Criador.---🔹 5. O Servo como o Braço do Senhor📖 Isaías 53:1> “Quem poderia acreditar nisso que ouvimos? A quem foi revelado o braço do Senhor?”👉 O Servo aqui é identificado como o braço do Senhor, expressão usada no Antigo Testamento para o poder criador e salvador de Deus:Isaías 51:9: “Desperta, desperta, veste-te de força, ó braço do Senhor…”Deuteronômio 7:19: “o Senhor teu Deus te tirou [do Egito] com mão forte e braço estendido.”➡️ O Servo é o próprio braço de Deus revelado em carne.---📌 ConclusãoEm Isaías 53 vemos atributos divinos dados a esse Homem/Servo:1. Justifica muitos (Is 53:11) → só Deus justifica.2. Carrega pecados e cura (Is 53:5–6) → só Deus perdoa e sara.3. É sacrifício expiatório aceito (Is 53:10) → só Deus pode ser oferta eficaz.4. Recebe honra, herança e soberania (Is 53:12) → linguagem de vitória divina.5. É o braço do Senhor (Is 53:1) → manifestação direta do poder criador e salvador de Deus.✝️ Tudo isso mostra que o Servo de Isaías 53 não é uma criatura comum, mas o Deus-Homem, o Messias, que recebe honra como o próprio Criador.O Salmo 110:1 (109:1 na numeração católica) declara:“Disse o Senhor ao meu Senhor: Assenta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos por escabelo dos teus pés.”Nesse ponto, o salmista coloca o “Senhor” dele no nível de Deus. Se analisarmos cuidadosamente, temos apenas duas possibilidades: ou o Senhor de Davi é o próprio Deus, ou Davi está fazendo de uma criatura objeto de adoração. Se for apenas uma criatura, então trata-se de idolatria, pois uma criatura estaria recebendo a glória e a posição que pertencem somente ao Criador. Mas se não é idolatria, então esse Senhor só pode ser o próprio Deus, exaltado à Sua direita.Jesus confirma que esse salmo foi pronunciado pelo Espírito Santo:Marcos 12:36“Porque o mesmo Davi disse pelo Espírito Santo: Disse o Senhor ao meu Senhor: Assenta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos por escabelo dos teus pés.”Portanto, não é uma opinião pessoal de Davi, mas revelação divina, inspirada pelo Espírito.1. Deus não dá honra a criaturaO próprio Deus declara:Isaías 42:8“Eu sou o Senhor; este é o meu nome; a minha glória, pois, a outrem não darei, nem o meu louvor às imagens de escultura.”Logo, se o Senhor de Davi recebe glória, honra e exaltação ao lado do Pai, não pode ser criatura. Se fosse, isso violaria a própria palavra de Deus.Isso é reforçado em Mateus 4:10, quando Jesus responde à tentação de Satanás:“Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás.”A adoração pertence somente a Deus, e qualquer criatura que recebesse tal adoração seria objeto de idolatria.2. Jesus é adoradoMesmo assim, no próprio Evangelho de Mateus, Jesus é adorado pelos discípulos e por aqueles que reconhecem sua divindade:Mateus 14:33“Então os que estavam na barca o adoraram, dizendo: Verdadeiramente és Filho de Deus.”Mateus 28:9,17“E, quando o viram, o adoraram; alguns, porém, duvidaram.”Isso demonstra que Jesus é digno de adoração, mas não como criatura; Ele é Deus, o Messias divino, o próprio Senhor de Davi.3. Paralelo com Zacarias 13:7Zacarias 13:7“Ó espada, desperta-te contra o meu pastor, e contra o homem que é meu companheiro, diz o Senhor dos Exércitos...”O termo “companheiro” indica associação íntima com Deus. Uma criatura nunca poderia ocupar tal posição, nem ser chamada de “companheiro” do Senhor, pois isso configuraria idolatria.4. Confirmação pelo Novo TestamentoJesus, ao citar o Salmo 110:1, deixa claro que o Messias é Senhor de Davi, ou seja, é divino, não criatura:Mateus 22:43-45“Ele lhes disse: Como é então que Davi, em espírito, lhe chama Senhor... Se Davi, pois, lhe chama Senhor, como é seu filho?”Hebreus 1:13 também confirma que essa honra não foi dada a nenhum anjo ou criatura:“A qual dos anjos disse jamais: Assenta-te à minha direita, até que ponha os teus inimigos por escabelo dos teus pés?”---ConclusãoO Salmo 110:1 e Zacarias 13:7 mostram que:1. Deus não dá honra a criatura.2. O Senhor de Davi e o companheiro de Deus são o Filho eterno, que compartilha a glória do Pai.3. Jesus é adorado porque é Deus, e não criatura, confirmando que a adoração lhe é devida.🔹 Apocalipse 5Aqui temos a cena celestial, no trono literal de Deus.O trono visto por João corresponde ao mesmo que Isaías viu (Is 6) e Ezequiel descreveu (Ez 1), também ligado a Amós 9, onde Deus está em seu templo.Jesus é apresentado como o Cordeiro que foi morto, mas que também está no trono e, ao mesmo tempo, é descrito como estando à direita do Pai — mostrando a sua plena divindade e unidade com Deus.Os 24 anciãos que estão ao redor do trono são sacerdotes que representam a igreja glorificada, adorando a Cristo. Eles têm coroas e harpas, símbolos de realeza e adoração.O fato de o Cordeiro ser adorado pelos anciãos mostra que Ele recebe a mesma adoração divina que o Pai.---🔹 Apocalipse 6Ao abrir os selos, Jesus dá início ao plano de juízo de Deus sobre a terra.Aqui começa o cumprimento da visão de Romanos 11: Deus passa a tratar novamente com Israel, após o arrebatamento da igreja.O desenrolar dos selos mostra o princípio das dores, juízos e perseguições.No quinto selo, João vê a grande multidão de mártires debaixo do altar.Esse altar é o mesmo de onde foram tiradas brasas para purificar o pecado de Isaías (Is 6:6–7).Essa multidão é composta de gentios e judeus que morreram na tribulação, esperando a ressurreição futura.---🔹 Apocalipse 7O capítulo traz um parêntese consolador entre os juízos.1. Primeiro, aparecem os 144.000 israelitas selados, divididos por tribos.Eles permanecem vivos na terra, como remanescente fiel de Israel durante a tribulação.Representam o cumprimento de Romanos 11, quando Deus volta a lidar com Israel.2. Depois, João vê a grande multidão diante do trono e do Cordeiro.Eles estão debaixo do altar, como os mártires do capítulo 6.São os que vieram da “grande tribulação”, esperando a ressurreição para viver na terra juntamente com os 144.000.---📌 Conclusão O trono é literal, o mesmo visto por Isaías, Ezequiel e Amós.Jesus está no trono e à direita de Deus, recebendo adoração dos anciãos (a igreja).Os 144.000 são judeus vivos, preservados como remanescente de Israel.A grande multidão são gentios e judeus mortos na tribulação, aguardando a ressurreição debaixo do altar.No fim, todos — 144.000 e grande multidão — participarão do banquete eterno com Abraão, Isaque e Jacó na terra renovada.

Apenas os salvos operam prodígios em nome de Jesus?