Respondendo a uma Testemunha de Jeová
Respondendo a uma Testemunha de Jeová
Judas descreve uma clara hierarquia: homens, inferiores ao diabo, o blasfemam e o repreendem; arcanjos, sendo maiores em poder, mais poderosos que os seres humanos, não fazem tal coisa. Essa frase não faria sentido se Miguel fosse superior a um querubim.
São Judas 1:8-9
[8] Assim também estes homens, em seu louco desvario, contaminam igualmente a carne, desprezam a soberania e maldizem as glórias.
[9] Ora, quando o arcanjo Miguel discutia com o demônio e lhe disputava o corpo de Moisés, não ousou fulminar contra ele uma sentença de execração, mas disse somente: Que o próprio Senhor te repreenda!
II São Pedro 2:9-12
[9] É porque o Senhor sabe livrar das provações os homens piedosos e reservar os ímpios para serem castigados no dia do juízo,
[10] principalmente aqueles que correm com desejos impuros atrás dos prazeres da carne e desprezam a autoridade. Audaciosos, arrogantes, não temem falar injuriosamente das glórias,
[11] embora os anjos, superiores em força e poder, não pronunciem contra elas, aos olhos do Senhor, o julgamento injurioso.
[12] Mas estes, quais brutos destinados pela lei natural para a presa e para a perdição, injuriam o que ignoram, e assim da mesma forma perecerão. Este será o salário de sua iniquidade.
Não faz sentido Judas descrever Jesus como único Senhor e dominador e depois distinguir Miguel de "Senhor", sem associar Miguel ao Senhor Jesus. Além do mais, como o Criador do universo não repreenderia a sua criatura?
Pedro declara claramente que a disputa é entre anjos poderosos e o diabo, não entre Jesus e o demônio!
Nenhum dos apóstolos vínculou Miguel a Jesus, isso só aconteceu cerca de 2 séculos depois, sem a supervisão dos apóstolos!
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1. “O Arcanjo Miguel é apenas um título de Jesus”
(Até mesmo a organização admite que existem outros além de Miguel).
Na Tradução do Novo Mundo (TNM) das Testemunhas de Jeová, Daniel 10:13 é traduzido assim:
> “Então Miguel, um dos príncipes mais importantes, veio me ajudar…”
Conclusão: Miguel é apenas um entre outros príncipes; Jesus não é classificado como “um dos”.
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2. “Miguel é maior que os anjos, então só pode ser Jesus”
Bíblia: Ezequiel 28:14 — Satanás era querubim ungido, posto superior ao de arcanjo.
Efésios 2:2
o príncipe das ( potestades )do ar, do espírito que agora atua nos rebeldes.
Jesus >
Efésios 1:21-22
[21]acima de todo principado, potestade, virtude, dominação e de todo nome que possa haver neste mundo como no futuro.
[22]E sujeitou a seus pés todas as coisas
Conclusão: arcanjo não torna Miguel principe exclusivo. Pelo contrário ele é uma criação de Cristo , Jesus é superior ao diabo, Miguel não.
Colossenses 1:16-17
[16]Nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as criaturas visíveis e as invisíveis. Tronos, dominações, principados, potestades: tudo foi criado por ele e para ele.
[17]Ele existe antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem nele.
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3. “Miguel é chamado de príncipe, logo é Jesus”
Bíblia: Daniel 10:21 — Miguel é “teu príncipe”;
Ele é um personagem antagonista dos espíritos imundos da Pérsia e da Grécia.
Jesus nunca se rebaixa ao nível de disputar força com criaturas caídas.
Veja nos evangelhos e no Apocalipse: Jesus usa apenas a sua palavra e o assopro da sua boca! Além do mais Miguel não faz tudo sozinho ele trabalha com um homem vestido de linho, uma criatura que trabalha de igual para igual com Miguel.
Atos 3:15 — Jesus é “Príncipe da vida”.
Conclusão: Miguel é príncipe entre outros; Jesus é origem de toda existência, “Príncipe da paz”, “Pai da eternidade”.
— Só poderíamos admitir que Miguel é Jesus se ele se comportasse como Criador e recebesse glória como Deus, Jesus pelo contrário não adora Jeová nenhuma vez !
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4. “Miguel comanda os anjos, logo é Jesus”
Se Miguel fosse o líder dos querubins e serafins ele exerceria tal função e domínio!
Bíblia: Judas 9 — Miguel depende da autoridade de Deus: “não ousou pronunciar juízo de maldição contra [o diabo], mas disse: O Senhor te repreenda.”
Bíblia: Marcos 1:25 — Jesus repreende Satanás diretamente.
Conclusão: Miguel não é o Senhor; Jesus é o próprio Senhor.
Jesus aparece montado nos querubins no capítulo 1 de Ezequiel , quando ele vê a glória de Jeová, Hebreus 1:3-6
[3]Esplendor da glória (de Deus) e imagem do seu ser, sustenta o universo com o poder da sua palavra. Depois de ter realizado a purificação dos pecados, está sentado à direita da Majestade no mais alto dos céus,
[4]tão superior aos anjos quanto excede o deles o nome que herdou.
[5]Pois a quem dentre os anjos disse Deus alguma vez: Tu és meu Filho; eu hoje te gerei (Sl 2,7)? Ou então: Eu serei seu Pai e ele será meu Filho (II Sm 7,14)?
[6]E novamente, ao introduzir o seu Primogênito na terra, diz: Todos os anjos de Deus o adorem
• Salmos 97:7 ou (Salmos 96:7 na numeração da Septuaginta): "Sejam envergonhados todos os que adoram imagens e se vangloriam de seus ídolos; todos os deuses o adorem." (καὶ προσκυνησάτωσαν αὐτῷ πάντες ἄγγελοι θεοῦ)
• Deuteronômio 32:43 (na Septuaginta): "Alegrai-vos, ó céus, com ele, e todos os anjos de Deus o adorem." (εὐφράνθητε, οὐρανοί, ἅμα αὐτῷ, καὶ προσκυνησάτωσαν αὐτῷ πάντες ἄγγελοι θεοῦ)
Esses versículos, conforme a tradição da Septuaginta, foram usados pelo autor do livro de Hebreus para mostrar a superioridade de Jesus sobre os anjos, pois os próprios anjos são comandados a adorá-lo. Ele contrasta a imagem feita por mãos, a imagem incriada com Jesus, que recebe adoração de anjos não caídos do mesmo nível que os principados demoníacos os quais os gentios sacrificam !
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Miguel e os anjos ministram a salvação, /
Hebreus 1:7
[7]Por outro lado, a respeito dos anjos, diz: Ele faz dos seus anjos sopros de vento e dos seus ministros chamas de fogo (Sl 103,4) ( Septuaginta),
Jesus é o altor da salvação Hebreus 2:10
[10]"Aquele para quem e por quem todas as coisas existem" "o autor da salvação deles,"
Jesus fica com toda Glória por salvar os pecadores, omiguel e os anjos não .
[9]Mas aquele que fora colocado por pouco tempo abaixo dos anjos, Jesus, nós o vemos, por sua Paixão e morte, coroado de glória e de honra. Assim, pela graça de Deus, a sua morte aproveita a todos os homens.
( aqui cabe uma observação, alguns dizem " Jesus não é Deus pois , Jesus morreu, e Deus não morre "
Acontece que a morte não deixa ninguém inconsciente ou sequer é o fim da existência, Tiago explica que Jesus é o "
Senhor da glória ou glorioso Senhor "
E ao mesmo tempo diz " condenastes e matastes o justo e ele não resistiu!
Ele explica que a morte, é justamente quando há a separação entre espírito e corpo,
" Tiago, escravo de Deus e do Senhor Jesus Cristo, às 12 tribos que estão espalhadas:Saudações!
Ele coloca Jesus e Jeová lado a lado Tiago : 1 : 1
Meus irmãos, será que vocês estão se apegando à fé no nosso glorioso Senhor Jesus Cristo e ao mesmo tempo usando de favoritismo? - Tiago : 2 : 1
Vocês condenaram, assassinaram o justo. Será que ele não se opõe a vocês? - Tiago : 5 : 6
Realmente, assim como o corpo sem espírito está morto, assim também (...) Tiago : 2 : 26
Em Hebreus também fica evidente a distinção alma e espírito/ Porque a palavra de Deus é viva e exerce poder, (...) pode fazer divisão entre a alma e o espírito...
Hebreus : 4 : 12
Conclusão: identificar Jesus como Miguel contradiz a Bíblia e mostra que o título de arcanjo não se aplica exclusivamente a Cristo.
É interessante notar que em Tiago 4 a tradução novo mundo muda completamente o sentido original do espírito de Deus para o espírito humano, só para encaixar o espírito santo como uma força ativa.
Ou vocês acham que é sem motivo que as Escrituras dizem: “O espírito que passou a morar em nós continua cheio de desejos invejosos”? - Tiago : 4 : 5
📖 Tiago 4:3–6
4:3
αἰτεῖτε καὶ οὐ λαμβάνετε, διότι κακῶς αἰτεῖσθε, ἵνα ἐν ταῖς ἡδοναῖς ὑμῶν δαπανήσητε.
> “Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para que em vossos prazeres gasteis.”
4:4
μοιχαλίδες, οὐκ οἴδατε ὅτι ἡ φιλία τοῦ κόσμου ἔχθρα τοῦ θεοῦ ἐστίν; ὃς ἐὰν οὖν βουληθῇ φίλος εἶναι τοῦ κόσμου, ἐχθρὸς τοῦ θεοῦ καθίσταται.
> “Adúlteros, não sabeis que a amizade do mundo é inimizade de Deus? Portanto, quem quiser ser amigo do mundo, inimigo de Deus se torna.”
4:5
ἢ δοκεῖτε ὅτι κενῶς ἡ γραφὴ λέγει· πρὸς φθόνον ἐπιποθεῖ τὸ πνεῦμα ὃ κατῴκισεν ἐν ἡμῖν;
> “Ou pensais que em vão a Escritura fala: Até o ciúme deseja o espírito que fez habitar em nós?”
4:6
μείζονα δὲ δίδωσιν χάριν· διὸ λέγει· Ὁ θεὸς ὑπερηφάνοις ἀντιτάσσεται, ταπεινοῖς δὲ δίδωσιν χάριν.
> “Antes, dá maior graça; por isso diz: Deus aos soberbos resiste, mas aos humildes dá graça.”
⚖️ Esse é o texto cru, direto do grego, sem escolher se “espírito” é humano ou divino "
Contudo
O trecho "inimizade com Deus" e o trecho "que fez habitar em nós" muda todo o sentido se for levado ao pé da letra. Ele não está falando do ciúme humano, mas do ciúme que Deus tem pelo seu povo. Ele dá graça aos humildes e resiste aos soberbos. " vocês não sabem que a amizade com o mundo é inimizade com Deus? 4 : 4 "
Veja que Deus se opõe aos soberbos e não aos "ciumentos". Não faz sentido Deus nos dar um espírito humano que tem ciúmes e ao mesmo tempo dar graça a todos os ' ciumentos que tem umildade '.
O ser humano tem um disposição para pecar inerente a natureza humana, não algo dado por Deus " Não se enganem, meus amados irmãos.
Toda boa dádiva e todo presente perfeito vem de cima, desce do Pai das luzes celestes, o qual não muda como sombras inconstantes. - Tiago : 1 : 17
Ele não está dizendo que o espírito humano em nós é ciumento, mas que o Espírito de Deus que habita em nós anseia pelo ciúme santo de fidelidade à aliança.
Tiago se inclui naqueles que têm o espírito, não nos que seguem o mundo ou pecam.
Tiago 1:18
> Ἐγεννήθημεν δὲ δικαιοσύνην θεοῦ διὰ ἀληθείας, ἵνα γένημεν ἀρχήν τινὰ τῶν κτισμάτων αὐτοῦ.
Foi da sua vontade nos produzir por meio da palavra da verdade, > para que fôssemos <, de certa forma, primícias das suas criaturas. - Tiago : 1 : 18
Não há “em nós” literal, mas ele fala de “nascidos por Deus” → inclusão do autor e leitores.
Tiago 2:14
“meus irmãos” → inclui Tiago e leitores como parte do mesmo grupo.
Tiago 3:2
“Todos nós falhamos” → autor se inclui no pecado humano, mas isso é outro assunto...
Veja outras passagens do novo Testamento onde há uma conhecidencia gramátical como a de Tiago referindo-se ao Espírito Santo que reside em nós/
os manuscritos mais antigos e bem preservados, como o Códice Sinaiticus e o Códice Vaticanus.
Abaixo estão as citações completas dos versículos , na sua forma mais aceita em grego e com a tradução literal para o português.
1 Coríntios 3:16
• Grego: οὐκ οἴδατε ὅτι ναὸς θεοῦ ἐστε καὶ τὸ πνεῦμα τοῦ θεοῦ ἐν ὑμῖν οἰκεῖ;
• Tradução literal: Não sabeis que templo de Deus sois e o espírito do Deus em vós habita?
1 Coríntios 6:19
• Grego: ἢ οὐκ οἴδατε ὅτι τὸ σῶμα ὑμῶν ναὸς τοῦ ἐν ὑμῖν ἁγίου πνεύματός ἐστιν οὗ ἔχετε ἀπὸ θεοῦ, καὶ οὐκ ἐστὲ ἑαυτῶν;
• Tradução literal: Ou não sabeis que o corpo de vós templo do em vós santo espírito é, o qual tendes de Deus, e não sois de vós mesmos?
2 Coríntios 1:22
• Grego: ὁ καὶ σφραγισάμενος ἡμᾶς καὶ δοὺς τὸν ἀρραβῶνα τοῦ πνεύματος ἐν ταῖς καρδίαις ἡμῶν.
• Tradução literal: o que também selou a nós e deu o penhor do espírito nas corações de nós.
Nota: É importante ressaltar que, embora a a citação mencione "em vós", a maioria dos manuscritos confiáveis utiliza "em nós" (ἐν ταῖς καρδίαις ἡμῶν - em nossos corações), pois o apóstolo Paulo frequentemente se inclui ao falar sobre a unção e o selo do Espírito Santo.
Efésios 2:22
• Grego: ἐν ᾧ καὶ ὑμεῖς συνοικοδομεῖσθε εἰς κατοικητήριον τοῦ θεοῦ ἐν πνεύματι.
• Tradução literal: em quem também vós sois coedificados para morada do Deus em espírito.
Romanos 8:9
• Grego: ὑμεῖς δὲ οὐκ ἐστὲ ἐν σαρκὶ ἀλλὰ ἐν πνεύματι, εἴπερ πνεῦμα θεοῦ οἰκεῖ ἐν ὑμῖν. εἰ δέ τις πνεῦμα Χριστοῦ οὐκ ἔχει, οὗτος οὐκ ἔστιν αὐτοῦ.
• Tradução literal: Vós porém não estais em carne mas em espírito, se porventura espírito de Deus habita em vós. Se porém alguém espírito de Cristo não tem, este não é dele.
A ideia de Deus "ter ciúmes" na Septuaginta
1. Êxodo 20:5 (LXX)
οὐ προσκυνήσεις αὐτοῖς, οὐδὲ μὴ λατρεύσεις αὐτοῖς· ἐγώ εἰμι κύριος ὁ θεός σου, θεὸς ζηλωτής...
> “Não te prostrarás diante deles nem os servirás; porque eu sou o Senhor teu Deus, Deus zeloso...”
Aqui aparece o termo θεὸς ζηλωτής — “Deus ciumento/zeloso”.
2. Êxodo 34:14 (LXX)
οὐ γὰρ μὴ προσκυνήσῃς θεῷ ἑτέρῳ· κύριος γὰρ ὁ θεὸς ζηλωτὴς ὄνομα αὐτῷ, θεὸς ζηλωτής ἐστιν.
> “Não adorarás outro deus, porque o Senhor, cujo nome é Zeloso, é um Deus zeloso.”
Aqui o nome de Deus é explicitamente ligado ao ciúme/zelo.
Levítico 26:11-12 (LXX)
καὶ δώσω τὴν σκηνὴν μου ἐν ὑμῖν, καὶ οὐ μὴ βδελύξηταί ὑμᾶς ἡ ψυχή μου· καὶ ἐμπεριπατήσω ἐν ὑμῖν καὶ ἔσομαι ὑμῶν θεός, καὶ ὑμεῖς ἔσεσθέ μοι λαός.
> “E porei o meu tabernáculo no meio de vós, e a minha alma não vos rejeitará. E andarei no meio de vós, e serei o vosso Deus, e vós sereis o meu povo.”
O apóstolo Paulo aplica essa passagem diretamente ao espírito santo/ isto é Jeová abitando com com seu povo e andando com eles!
II Coríntios 6:16-18
[16]Como conciliar o templo de Deus e os ídolos? Porque somos o templo de Deus vivo, como o próprio Deus disse: Eu habitarei e andarei entre eles, e serei o seu Deus e eles serão o meu povo (Lv 26,11s).
[17]Portanto, saí do meio deles e separai-vos, diz o Senhor. Não toqueis no que é impuro, e vos receberei.
[18]Serei para vós um Pai e vós sereis para mim filhos e filhas, diz o Senhor todo-poderoso (Is 52,11; Jr 31,9).
📍 Parte 1
Eu poderia discutir com você sobre vários assuntos e equívocos que Charles Taze Russell cometeu, porém eu estou mais preocupado com o assunto da sua salvação do que em desestruturar as doutrinas dos testemunhas de Jeová em si.
Me responda honestamente: se você morrer agora, onde você tem certeza que vai passar a eternidade?
Nada do que você faça pode te dar certeza ou segurança eterna, pois quem garante que você está fazendo exatamente igual a Cristo? É uma pretensão absurda ter certeza sobre algo que está acontecendo e algo que você está fazendo. Deus é o padrão absoluto a ser seguido. Se você não é igual a Deus, está apto para ser julgado por Ele.
É para isto que Cristo morreu e ressuscitou, tornando ao seio do Pai. Cristo não veio nos dar apenas o exemplo e nos ensinar a chegar lá, pois Ele é o caminho e o veículo que nos conduz a Deus. Não se engane: Deus não aproveita nada de você. O Espírito é o que vivifica; a carne para nada aproveita.
Como está escrito no Evangelho de João capítulo 6:
> “O Espírito é o que vivifica, a carne para nada aproveita.”
E em Efésios 2:
> “E vos vivificou, estando mortos em ofensas e pecados, em que noutro tempo andastes, segundo o príncipe deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, o espírito que agora opera nos filhos da desobediência.”
Você já parou pra pensar como é ridículo, racionalmente falando, como alguém pregado no madeiro, com as mãos e os pés pregados sem se mover, possa dar vida ou salvar alguém de seus pecados?
Esta é justamente a loucura da pregação pela qual Deus propôs salvar os seres humanos: Cristo crucificado, escândalo para os judeus e loucura para os gregos, mas para nós que somos salvos é o poder de Deus para a salvação (1 Coríntios 1).
A essência do evangelho é Cristo morto, ressuscitado e à direita de Deus, disposto a interceder pelos pecadores. Ele não cobra nada para fazer de você uma pessoa salva, nem espera você melhorar. Ele dá gratuitamente a salvação para que nós possamos ter a segurança do nosso destino eterno.
E não só isso, como também nos assegura uma entrada franca e firme aos céus, dando glória a Deus, sendo instrumentos para manifestar a sua misericórdia no tempo presente. Ele nos dá essa certeza presente, como está escrito:
> “Quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, e não entrará em juízo, mas passou da morte para a vida.” (João 5:24)
Você tem a vida eterna?
Você pode se considerar uma pessoa salva?
Vou ilustrar uma situação hipotética para te explicar o quão perigoso é não ter a certeza do seu destino eterno.
Imagine que você está num aeroporto esperando seu voo. Então você escuta a última chamada para o embarque. Mas você não tem certeza se é o seu avião ou se é outro avião que vai para outro lugar.
Se você entrar no lugar certo, você vai chegar a tempo no seu destino conforme o esperado. Contudo, se você entrar no voo errado, você será levado para outro lugar e nunca chegará ao seu destino.
Imagina se você entrar sem ter certeza: existe 50% de chance de ser o seu avião e 50% de não ser. E daí?
Não dá tempo para perguntar a ninguém, pois não existe ninguém por perto. Se você demorar, o avião vai embora e você perde sua chance de embarcar. Mas, de novo: pode ser o seu, e pode não ser, porque você não tem certeza.
Agora, porém, aparece na sua frente uma pessoa de pouca confiança, que já mentiu para você várias vezes, e ela diz que aquele é o seu avião. Você, com certeza, teme em entrar, pois sabe que essa pessoa sempre mente.
Porém, chega outra pessoa que nunca mentiu para você, incapaz de te fazer mal e que só quer o seu bem. Ela diz que aquele é o avião que você deve entrar. Essa pessoa nunca mentiu para você.
Então fica a pergunta: você pode ter certeza de que aquele é o seu avião se essa pessoa, que só quer o seu bem, disse? Será que você pode entrar na cabine e sentar na poltrona e descansar com certeza de que chegará no seu destino, com base apenas no que essa pessoa disse para você, além das evidências que comprovam que ela é digna de confiança?
Será que apenas “palavras” poderão definir o seu destino final? Baseado apenas no caráter que você conhece dessa pessoa?
Eu acredito que sim!
Jesus morreu e ressuscitou. Se Ele não é digno de total confiança, então quem é? Qual é a evidência de que uma pessoa é confiável, se não for pelo modo como ela se comporta e pelo modo como ela se dirige a você?
Jesus disse que quem ouve a palavra dEle e crê nEle tem a vida eterna, e que não entrará em juízo, mas passou da morte para a vida.
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📍 Parte 2
Eu aposto que o evangelho que você ouviu é baseado em oferta e demanda: você oferta algo a Deus para então Deus fazer algo por você.
Em certo lugar, uma pessoa escreveu:
> A obra de fé é uma jornada, não apenas uma ação. A fé é o primeiro passo, a mão estendida para aceitar a provisão de Deus em Cristo. Mas essa fé se expressa, se manifesta e se fortalece em cada passo de obediência e serviço. O que é fé se não um espírito de prontidão para agir e obedecer? E o que são as obras se não a fé se movendo? Primeiro a fé, e depois as obras; e depois a fé novamente, e depois as obras novamente—até que mal se consiga distinguir qual é uma e qual é a outra.”
É esse tipo de material que escraviza as pessoas intelectualmente e as mantém em grilhões, privando-as da certeza do seu próprio destino eterno, dando-lhes uma extensa lista de regras e condicionando-as pelo medo!
A verdade é que nós somos salvos para fazer o bem e não fazemos o bem para ser salvos. O pequeno detalhe na troca de palavras transfere toda a glória: ou para o homem, ou para Deus.
Se você acha que, para ser salvo, é necessário praticar o bem e dar frutos, então realmente não entendeu a essência do evangelho. Nós nada podemos por nós mesmos, e por isso Deus assumiu a forma humana para suprir as demandas do próprio Deus, assumindo a forma de servo e fazendo-se semelhante aos homens.
Como está escrito:
> “Deus, enviando o seu Filho na semelhança da carne do pecado, condenou o pecado na carne, para que a justa demanda da lei se cumprisse em nós que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito.” (Romanos 8:3-4)
Deus não exige nada do ser humano perdido, pois o ser humano perdido não tem nenhum vínculo com Deus e não é capaz de agradá-lo. Mas conosco não se fez assim: Deus nos deu a salvação sem exigir nada de nós, senão apenas receber. Essa é a única condição estabelecida por Deus, pela qual Cristo fica com toda a glória no final.
Você ousaria interferir na glória de Deus adicionando obras à obra perfeita de Cristo?
Deus nos preparou para fazer a sua vontade e nos chamou com santa vocação. Ele exige boas obras, não dos perdidos, mas dos salvos, pois somos criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou de antemão para que andássemos nelas.
Nós somos a lavoura de Deus e o edifício de Deus. Por isso Ele exige obediência, pois os seres humanos estão em dívida eterna por causa dos seus pecados.
O Espírito Santo não é apenas o autor da vida que reside em nós, mas é Ele mesmo o penhor e a garantia do amor de Deus, e que vamos chegar na presença de Deus seguros e salvos.
Outra vez afirmo o que já antes disse: não há nada que você possa fazer por si mesma que garanta o seu destino eterno, ou que retire os seus pecados perpetuamente, pois “em nenhum outro há salvação, porque debaixo do céu nenhum outro nome há dado entre os homens pelo qual devamos ser salvos.” (Atos 4:12)
Nem você mesma pode garantir um destino para si. Pelo contrário: é o juramento que Deus propôs em si mesmo de dar a vida eterna aos que põem sua esperança na obra de Cristo.
A obra de Cristo é tão fantástica e incompreensível que, na hora em que você crê, você passa da morte para a vida instantaneamente, e não entrará em juízo ou condenação, pois Cristo já levou toda a condenação no seu corpo quando assumiu a forma humana e se deixou pendurar pelas suas próprias criaturas.
Ele foi sepultado, e no seu sepultamento carregou toda a maldição que devia cair sobre nós. Ressuscitou no mesmo corpo antes condenado, para se apresentar vivo diante de Deus e interceder por aqueles cujos pecados carregou. Tal é a obra de Cristo e a redenção que há nEle.
Se um homem crucificado, morto, ressurreto e agora na presença de Deus não pode te dar certeza, então quem pode?
Alguns afirmam que podemos ter certeza apenas quando chegarmos à presença de Deus depois da ressurreição. Porém, Cristo não disse que teremos a vida eterna, mas que temos a vida eterna no momento em que cremos.
Não ter certeza é invalidar a palavra do próprio Deus, que deu testemunho de seu Filho, dizendo:
> “Este é o meu Filho amado; a Ele ouvi.”
Deus já nos vê assentados com Jesus, a sua direita !
Além disso, Deus nos levantou junto com ele e nos fez sentar junto com ele nos lugares celestiais em união com Cristo Jesus,
a fim de que, nos futuros sistemas de coisas, ele demonstre as riquezas extraordinárias da sua bondade imerecida por meio de sua benevolência para conosco, em união com Cristo Jesus. - Efésios : 2 : 7
Portanto, quem não crê faz de Deus um mentiroso, pois não crê que Ele deu testemunho do seu Filho.
Ele jurou e não voltará atrás. Cristo está na presença de Deus e vive para interceder por nós. Nós, os que cremos, precisamos ter certeza do nosso destino eterno, não por algo que fazemos ou deixamos de fazer, mas pelo fato de Cristo ter deixado o céu, feito-se menor que os anjos por um breve tempo, encontrado em forma de servo, na semelhança da carne do pecado, para levar sobre si o pecado de muitos.
Você crê nisso?
O seu voo já vai partir. Será que você tem certeza que pode entrar? Se você demorar, ele vai partir. Se você entrar e, contudo, não for o seu, já era. Mas se você tem certeza de que é o seu, então a sua vida vai mudar drasticamente: da morte para a vida.
Confesse com a sua boca que Cristo é o seu Senhor, o dono da sua vida, e tenha certeza no seu coração.
E descanse confortavelmente na provisão de Deus.
1. A Bíblia é completa e suficiente
> “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça.” (2 Timóteo 3:16–17)
Nenhum escrito posterior pode acrescentar algo essencial à salvação ou revelar verdades que a Bíblia não revele.
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2. Charles Taze Russell não pode trazer novas revelações
Se aceitarmos qualquer novidade de Russell, isso seria equivalente a dizer que a Bíblia é insuficiente para guiar a fé e a vida do crente. A Bíblia não deixa lacunas que precisem ser preenchidas.
jesus ensinou tudo aos apóstolos , o espírito santo é o altor de toda a Bíblia, inclusive das epístolas, conteúdos estes que os apóstolos não podiam suportar, enquanto o espírito não viesse.
No entanto, quando ele vier, o espírito da verdade, ele os guiará a TODA A VERDADE , pois não falará de sua própria iniciativa, mas falará o que ouvir e declarará a vocês as coisas que virão. - João : 16 : 13
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3. Conclusão lógica
Portanto, nada do que Russell apresente como “novo” deve ser aceito como regra ou doutrina, pois toda revelação necessária já se encontra nas Escrituras.
pois o seu poder divino nos concedeu tudo que contribui para a vida e a devoção a Deus por meio do conhecimento exato Daquele que nos chamou pela sua própria glória e virtude.
- II Pedro : 1 : 3
Por meio dessas coisas ele nos concedeu as promessas preciosas e muito grandiosas, para que, por meio delas, vocês participassem da natureza divina, tendo escapado da corrupção do mundo causada pelos desejos errados.
- II Pedro : 1 : 4
Por essa razão, façam todo o esforço possível para acrescentar à sua fé a virtude; à sua virtude, o conhecimento
- II Pedro : 1 : 5
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Eu sei que você tem a mente fechada para aprender coisas novas que vão além das barreiras impostas pela organização tore de Vigia, Mas você tem que entender que nenhuma parte da Escritura foi escrita por gentios, apenas por hebreus, da descendência de Abraão, com exceção de Romanos e de Lucas e Atos, que foram apenas escritos por gregos , ou seja, transcrições , relatos ou falas dos apóstolos, os gentios apenas descreveram o que ouviram, guiados pelo Espírito de Deus sob a direção dos apóstolos.
E nenhuma parte da Bíblia foi escrita por gentios, não por serem intelectualmente inferiores ou incapazes de suprir as demandas de Deus, mas pela simples promessa feita aos pais no passado/
Abraão e descendentes → canal da promessa (Gênesis 12).
Israel → povo escolhido para receber Lei e Escrituras (Deuteronômio 4).
Profetas → apenas judeus Amós 3:7
> “Certamente o Senhor Deus não fará coisa alguma, sem ter revelado o seu segredo aos seus servos, os profetas.”
Os profetas enviados por Deus eram judeus.
Jesus e os apóstolos → judeus, enviados inicialmente a Israel (Mateus 15:24; Romanos 9:4-5).
Veja: entre mais de 40 autores que escreveram a Bíblia, inspirados por Deus, nenhum deles foi um gentil .
Com pequenas exceções de Lucas e Atos sob direção dos 70 discípulos e dos apóstolos sob inspiração do Espírito.
Eu volto a afirmar: o espírito dizia expressamente que se levantariam homens falando coisas distorcidas , negando o Senhor Jesus que nos comprou , e tornando em dissolução a graça de Deus, fomentando divisões sensuais e que não tem o espírito santo!
Honestamente, eu não quero continuar esse assunto sem primeiro saber se você realmente tem interesse em buscar a verdade ou apenas está procurando alguém para discordar e debater.
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