o dom de línguas, como falar e como está na Bíblia!

1. A natureza do Dom de Línguas
2. Contexto dos Dons Espirituais em Corinto
3. A distribuição soberana dos dons  
4. Paralelo entre dons
5. Exemplo prático em Atos 2
6.cinco Pontos Chave sobre o Dom de Línguas (1 Coríntios 14)
 6.1 Glorificação a Deus
 6.2 Edificação do próximo
 6.3 Edificação pessoal
 6.4 Presença de interpretação
 6.5 Função evangelística
7. Mulheres na Assembleia 
8. Condições para o Uso do Dom de Línguas
9. Exemplos Bíblicos de Sinais por Meio de Línguas
10. Conclusões sobre Sinais
11. Babel e Pentecostes


A natureza do Dom de Línguas: O dom é uma concessão divina, não um prêmio por mérito, e sua ligação com a palavra "dom" na Bíblia enfatiza sua natureza gratuita.
 * Contexto dos Dons Espirituais em Corinto: A igreja de Corinto, apesar de "carnal", possuía diversos dons, incluindo o de línguas, o que reforça a ideia de que esses dons não dependem da santificação pessoal, mas da distribuição do Espírito Santo.
 * A distribuição soberana dos dons: O Espírito Santo distribui os dons (línguas, profecia, conhecimento, milagres) conforme Sua vontade e presciência, para a utilidade em determinado lugar ou ocasião. Isso é comparado à salvação, que também é um dom gratuito de Deus.
"Todos ficaram cheios do Espírito Santo e passaram a falar em outras línguas, segundo o Espírito lhes concedia que falassem."
(Atos 2:4)



A frase de Atos 2:4, "conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem," é a base para a compreensão do dom de línguas. Ela mostra que o dom é uma concessão sobrenatural e gratuita do Espírito, NÃO prêmio por mérito.
Isso reforça a ideia de que o dom não depende de mérito pessoal, mas da vontade do Espírito Santo, que o distribuiu em Pentecostes para uma função evangelística. Essa distribuição soberana é confirmada ao longo de todo o livro de Atos, onde o dom é manifesto na presença de judeus .



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Exemplo claro está em Atos 2, quando os 12 apóstolos receberam línguas distribuídas como fogo, e passaram a proclamar as maravilhas de Deus nas línguas dos judeus da dispersão.  Essa proclamação em várias línguas pode ( teoricamente) ter acontecido de forma simultânea, com Pedro falando de cristo , e os 11 falando a multidões divididas por regiões linguísticas; ou sucessiva, com os ouvintes se aproximando em grupos à medida que reconheciam sua própria língua sendo falada. O mais importante é que o texto afirma que “cada um os ouvia falar em sua própria língua materna” (Atos 2:8), o que mostra a intenção evangelística direta e inteligível do milagre.


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Percebo que você tem uma certa inclinação no que diz respeito ao falar em línguas, você comete alguns desvios bíblicos graves e incoerentes, ao assumir um ponto de vista pentecostal/carismático. Os 5 pontos que publiquei foram extraídos do próprio capítulo 14 de 1 Coríntios. Além desses 4 pontos, vou acrescentar outros 5, só para contextualizar e embasar os pontos referidos neste assunto (lembrando que estes 5 outros pontos foram extraídos do próprio livro aqui já anteriormente citado).
1. O falar numa linguagem inteligível glorifica a Deus sem a devida interpretação?
1 Coríntios 10:31
[31] Portanto, quer comais quer bebais ou façais qualquer outra coisa, fazei tudo para a glória de Deus.
2. Quem fala numa língua inteligível edifica o próximo sem a devida tradução?
1 Coríntios 10:23-24
[23] Tudo é permitido, mas nem tudo é oportuno. Tudo é permitido, mas nem tudo edifica.
[24] Ninguém busque o seu interesse, mas o do próximo.
1 Coríntios 14:9-10,17
[9] Assim também vós: se vossa língua só profere palavras ininteligíveis, como se compreenderá o que dizeis? Sereis como quem fala ao vento.
[10] Há no mundo grande quantidade de línguas e todas são compreensíveis.
[17] Sem dúvida, as tuas ações de graças podem ser belas, mas o outro não é edificado.
3. A pessoa que fala está sendo edificada?
De certa forma, sim, mas é uma edificação egocêntrica e exibicionista.
1 Coríntios 14:4,13-15
[4] Aquele que fala em línguas edifica-se a si mesmo; mas o que profetiza, edifica a assembleia.
[13] Por isso, quem fala em línguas, peça na oração o dom de as interpretar.
[14] Se eu oro em virtude do dom das línguas, o meu espírito ora, mas o meu entendimento fica sem fruto.
[15] Então que fazer? Orarei com o espírito, mas orarei também com o entendimento; cantarei com o espírito, mas cantarei também com o entendimento.
A utilidade do dom de línguas não é exterior e intelectual, mas é uma utilidade prática que tem de atender às 4 outras condições; do contrário, é apenas uma edificação exterior que satisfaz a natureza humana e que não tem qualquer poder para refrear os impulsos da carne.
Colossenses 2:22-23
[22] As quais coisas todas perecem pelo uso, segundo os preceitos e doutrinas dos homens;
[23] As quais têm, na verdade, alguma aparência de sabedoria, em devoção voluntária, humildade, e em disciplina do corpo, mas não são de valor algum senão para a satisfação da carne.
Colossenses 2:18-19
[18] Ninguém vos domine a seu arbítrio com pretexto de humildade e culto dos anjos, envolvendo-se em coisas que não viu; estando em vão inchado na sua carnal compreensão,
[19] E não ligado à cabeça, da qual todo o corpo, provido e organizado pelas juntas e ligaduras, vai crescendo em aumento de Deus.
Colossenses 3:1-2
[1] Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus.
[2] Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra.
1 Coríntios 14:4,20-22
[4] Aquele que fala em línguas edifica-se a si mesmo; mas o que profetiza, edifica a assembleia.
[20] Irmãos, não sejais crianças quanto ao modo de julgar: na malícia, sim, sede crianças; mas quanto ao julgamento, sede homens.
[21] Na lei está escrito: Será por gente de língua estrangeira e por lábios estrangeiros que falarei a este povo; e nem assim me ouvirão, diz o Senhor (Is 28,11s).
[22] Assim, as línguas são sinal, não para os fiéis, mas para os infiéis; enquanto as profecias são um sinal, não para os infiéis, mas para os fiéis.
4. O falar em línguas sem interpretação está na Bíblia? A resposta é sim! E não.
Sim, pois os coríntios carnais estavam usando esse dom pelo simples exibicionismo.
Não! As línguas sempre aparecem com traduções simultâneas.
Atos dos Apóstolos 2:7-11
[7] E todos pasmavam e se maravilhavam, dizendo uns aos outros: Pois quê! Não são galileus todos esses homens que estão falando?
[8] Como, pois, os ouvimos, cada um, na nossa própria língua em que somos nascidos?
[9] Partos e medos, elamitas e os que habitam na Mesopotâmia, Judeia, Capadócia, Ponto e Ásia,
[10] E Frígia e Panfília, Egito e partes da Líbia, junto a Cirene, e forasteiros romanos, tanto judeus como prosélitos,
[11] Cretenses e árabes, todos nós temos ouvido em nossas próprias línguas falar das grandezas de Deus.
1 Coríntios 14:4,23,27-28,34-40
[4] Aquele que fala em línguas edifica-se a si mesmo; mas o que profetiza, edifica a assembleia.
[23] Se, pois, numa assembleia da igreja inteira todos falarem em línguas, e se entrarem homens simples ou infiéis, não dirão que estais loucos?
[27] Se há quem fala em línguas, não falem senão dois ou três, quando muito, e cada um por sua vez, e haja alguém que interprete.
[28] Se não houver intérprete, fiquem calados na reunião, e falem consigo mesmos e com Deus.
[34] Como em todas as igrejas dos santos, as mulheres estejam caladas nas assembleias: não lhes é permitido falar, mas devem estar submissas, como também ordena a lei.
[35] Se querem aprender alguma coisa, perguntem-na em casa aos seus maridos, porque é inconveniente para uma mulher falar na assembleia.
[36] Porventura foi dentre vós que saiu a palavra de Deus? Ou veio ela tão-somente para vós?
[37] Se alguém se julga profeta ou agraciado com dons espirituais, reconheça que as coisas que vos escrevo são um mandamento do Senhor.
[38] Mas, se alguém quiser ignorá-lo, que o ignore!
[39] Assim, pois, irmãos, aspirai ao dom de profetizar; porém, não impeçais falar em línguas.
[40] Mas faça-se tudo com dignidade e ordem.
Isaías 28:11-14
[11] Pois bem, será por gente que balbucia, será numa língua bárbara que o Senhor falará a esse povo!
[12] Por mais que se lhes dissesse: Eis o repouso, deixai repousar aquele que está fatigado, é o momento de estarem calmos, eles nada quiseram ouvir.
[13] Por isso a palavra de Deus lhes vai dizer: Ordem sobre ordem, ordem sobre ordem, norma sobre norma, norma sobre norma, ora para cá, ora para lá! A fim de que caiam de costas e se despedacem, e sejam apanhados no laço e presos.
[14] Escutai, pois, gracejadores, a palavra do Senhor, vós que governais esse povo que está em Jerusalém.
5. Como uma língua inteligível pode difundir o evangelho?
Só pela devida tradução. Veja as palavras de Pedro no capítulo 2; você entende o que ele falou, você consegue ler o que está escrito? Se sim, isso prova que o dom de línguas tem sim uma função evangelística, mas com a devida tradução. Isso significa profecias, "falar a palavra de Deus".
1 Coríntios 14:23-25
[23] Se, pois, numa assembleia da igreja inteira todos falarem em línguas, e se entrarem homens simples ou infiéis, não dirão que estais loucos?
[24] Se, porém, todos profetizarem, e entrar ali um infiel ou um homem simples, por todos é convencido, por todos é julgado;
[25] os segredos do seu coração tornam-se manifestos. Então, prostrado com a face em terra, adorará a Deus e proclamará que Deus está realmente entre vós.
Atos dos Apóstolos 2:40-42
[40] Ainda com muitas outras palavras exortava-os, dizendo: Salvai-vos do meio dessa geração perversa!
[41] Os que receberam a sua palavra foram batizados. E naquele dia elevou-se a mais ou menos três mil o número dos adeptos.
[42] Perseveravam eles na doutrina dos apóstolos, na reunião em comum, na fração do pão e nas orações.
Mulheres na Assembleia: 1 Coríntios 11 e 14
Outro ponto que o leitor abordou é que o capítulo 11 de 1 Coríntios explica o capítulo 14. Veja o argumento de alguns que não aceitam os "mandamentos do Senhor". Não entendo como essas passagens podem se contradizer. Elas se completam.
1 Coríntios 11:5-6,10
[5] E toda mulher que ora ou profetiza, não tendo coberta a cabeça, falta ao respeito ao seu senhor, porque é como se estivesse rapada.
[6] Se uma mulher não se cobre com um véu, então corte o cabelo. Ora, se é vergonhoso para a mulher ter os cabelos cortados ou a cabeça rapada, então que se cubra com um véu.
[10] Por isso a mulher deve trazer o sinal da submissão sobre sua cabeça, por causa dos anjos.
1 Coríntios 14:3,34-36
[3] Aquele, porém, que profetiza fala aos homens, para edificá-los, exortá-los e consolá-los.
[34] Como em todas as igrejas dos santos, as mulheres estejam caladas nas assembleias: não lhes é permitido falar, mas devem estar submissas, como também ordena a lei.
[35] Se querem aprender alguma coisa, perguntem-na em casa aos seus maridos, porque é inconveniente para uma mulher falar na assembleia.
[36] Porventura foi dentre vós que saiu a palavra de Deus? Ou veio ela tão-somente para vós?
Vou introduzir aqui o capítulo 2 de 1 Timóteo, pois é conveniente:
1 Timóteo 2:8,11-14
[8] Quero, pois, que os homens orem em todo lugar, levantando as mãos puras, superando todo ódio e ressentimento.
[11] A mulher ouça a instrução em silêncio, com espírito de submissão.
[12] Não permito à mulher que ensine nem que se arrogue autoridade sobre o homem, mas permaneça em silêncio.
[13] Pois o primeiro a ser criado foi Adão, depois Eva.
[14] E não foi Adão que se deixou iludir, e sim a mulher que, enganada, se tornou culpada de transgressão.
Para mim, essa passagem explica o paradoxo entre o capítulo 11 e 14: os homens podem orar e falar em qualquer lugar, as mulheres não! "Não lhes é permitido falar, mas devem estar submissas, como também ordena a lei. Se querem aprender alguma coisa, perguntem-na em casa aos seus maridos, porque é inconveniente para uma mulher falar na assembleia. Porventura foi dentre vós que saiu a palavra de Deus? Ou veio ela tão-somente para vós?"
As mulheres devem cobrir a cabeça sempre que orar ou falarem a palavra de Deus, mas não na reunião, pois na reunião elas não falam. As passagens são muito claras; você só não entende se não quiser entender.
Porém, transcrevo aqui um exemplo para explicar o que aconteceu aqui:
A professora diz que você deve usar calça quando joga bola ou joga vôlei na escola; e depois ela diz que você não pode jogar vôlei na sala de aula. Você então conclui que o regulamento da escola não se contradiz, pois há momento de jogar bola e há momento de aprender.
Condições para o Uso do Dom de Línguas
A Palavra de Deus, escrita pela inspiração do Espírito Santo, apresenta pelo menos cinco condições para que se fale em línguas estranhas — ou melhor dizendo, em línguas estrangeiras, pois se trata de idiomas reais. Se forem atendidas menos que essas cinco condições, não se pode afirmar com segurança que se trata de uma manifestação do Espírito. Afinal, se Ele Se manifestasse de forma diferente daquela que Ele próprio ordenou, já não poderíamos mais confiar plenamente na Palavra escrita.
Você pode verificar se essas cinco condições estão sendo cumpridas ao responder as seguintes perguntas:
 * A reunião é aberta a todos ou reservada apenas aos crentes?
   > “De sorte que as línguas são um sinal, não para os fiéis, mas para os infiéis.” (1 Coríntios 14:22)
   > 
 * São no máximo três pessoas que falam em línguas ou há muitas?
   > “E, se alguém falar em língua estranha, faça-se isso por dois, ou quando muito três...” (1 Coríntios 14:27a)
   > 
 * Falam um de cada vez ou todos juntos?
   > “...e por sua vez.” (1 Coríntios 14:27b)
   > 
 * Há interpretação de todas as línguas faladas?
   > “...e haja intérprete. Mas, se não houver intérprete, esteja calado na igreja.” (1 Coríntios 14:27c)
   > 
 * As mulheres também falam em línguas nas reuniões?
   > “As mulheres estejam caladas nas igrejas, porque lhes não é permitido falar.” (1 Coríntios 14:34)
   > 
Além dessas cinco condições, pode-se ainda perguntar:
 * Existem judeus presentes?
   Deus não enviou sinais para convencer os gentios (ou gregos), mas sim os judeus:
   > “Porque os judeus pedem sinal, e os gregos buscam sabedoria.” (1 Coríntios 1:22)
   > As línguas eram um sinal prometido aos judeus (1 Coríntios 14:21).
   > 
Exemplos Bíblicos de Sinais por Meio de Línguas
 * Atos 2: O sinal era para os judeus, demonstrando que Jesus era o Cristo. Por meio do Espírito Santo, Ele batizava (ou mergulhava) os crentes, formando um só corpo:
   > “Porque, como o corpo é um só, tendo muitos membros, e todos os membros do corpo, embora muitos, formam um só corpo, assim também é Cristo. Pois, em um só Espírito fomos todos batizados para formar um só corpo – judeus ou gregos, escravos ou livres – e a todos nós foi dado beber de um só Espírito.” (1 Coríntios 12:12-13)
   > 
 * Atos 10: O sinal mostrou que os gentios também faziam parte do mesmo corpo:
   > “Apenas comecei a falar, quando desceu o Espírito Santo sobre eles, como no princípio descera também sobre nós. Lembrei-me então das palavras do Senhor, quando disse: João batizou em água, mas vós sereis batizados no Espírito Santo. Pois, se Deus lhes deu a mesma graça que a nós, que cremos no Senhor Jesus Cristo, com que direito me oporia eu a Deus?” (Atos 11:15-17)
   > 
 * Atos 19: Os judeus conheciam apenas o batismo de João, mas não sabiam sobre o Espírito Santo. Isso também serviu como sinal para eles.
Conclusões Frequentes
 * Os sinais estavam ligados diretamente aos judeus.
 * As línguas eram sinais para convencer os judeus incrédulos.
 * Esses sinais comprovavam que a mensagem era verdadeira, sendo um presente do Espírito Santo.
> “Os judeus pedem milagres, os gregos reclamam sabedoria; mas nós pregamos Cristo crucificado – escândalo para os judeus e loucura para os pagãos.” (1 Coríntios 1:22-23)
> “Pois não ousaria mencionar ação alguma que Cristo não houvesse realizado por meu ministério, para levar os pagãos a aceitar o Evangelho, pela palavra e pela ação, pelo poder dos milagres e prodígios, pela virtude do Espírito. De maneira que tenho divulgado o Evangelho de Cristo desde Jerusalém e suas terras vizinhas até a Ilíria.” (Romanos 15:18-19)
> “Confirmando o Senhor a mensagem por sinais, prodígios, milagres e pelos dons do Espírito Santo, distribuídos segundo a sua vontade.” (Hebreus 2:4)
Babel e Pentecostes: Confusão e Unidade
Em Babel (na Babilônia, ou o atual Iraque) aconteceu que depois de ter saído da arca, Noé e seus dependentes desobedeceram à palavra de Deus: "Sede fecundos, multiplicai-vos e enchei a terra" (Gênesis 9:1-2). Inclusive Noé não aparece desaprovando a iniciativa deles.
Linha Cronológica
1. Quanto tempo Noé viveu depois do dilúvio?
 * Versículo:
   > “E viveu Noé, depois do dilúvio, trezentos e cinquenta anos.”
   > 📖 Gênesis 9:28
   > 
 * Resumo: Noé viveu 350 anos após o dilúvio.
2. Noé estava vivo no evento da Torre de Babel?
 * Resposta curta: Sim, é altamente provável que Noé ainda estivesse vivo durante o evento de Babel.
 * Cálculo objetivo pela Bíblia:
   * O dilúvio aconteceu quando Noé tinha 600 anos (Gênesis 7:6).
   * Noé viveu até os 950 anos (Gênesis 9:29), ou seja, viveu 350 anos depois do dilúvio.
   * Babel ocorreu apenas algumas gerações depois do dilúvio, nos dias de Pelegue (Gênesis 10:25).
3. Quantos anos se passaram entre o dilúvio e a Torre de Babel?
 * Base bíblica:
   > “E a Héber nasceram dois filhos: o nome de um foi Pelegue, porquanto em seus dias se repartiu a terra...”
   > 📖 Gênesis 10:25
   > 
 * Idade de nascimento até Pelegue (Gênesis 11:10-16):
   * Sem gerou Arfaxade aos 100 anos (2 anos após o dilúvio)
   * Arfaxade gerou Salá aos 35
   * Salá gerou Héber aos 30
   * Héber gerou Pelegue aos 34
   * Total: 2 + 35 + 30 + 34 = 101 anos após o dilúvio.
 * Conclusão objetiva: O evento da Torre de Babel ocorreu aproximadamente 100 anos após o dilúvio, quando Noé ainda estava vivo (ele viveu mais 350 anos depois do dilúvio).
Gênesis 10:32
[32] Tais são as famílias dos filhos de Noé, segundo suas gerações e suas nações. É dele que descendem as nações que se espalharam sobre a terra depois do dilúvio.
Gênesis 11:1-9
[1] Toda a terra tinha uma só língua, e servia-se das mesmas palavras.
[2] Alguns homens, partindo para o oriente, encontraram na terra de Senaar uma planície onde se estabeleceram.
[3] E disseram uns aos outros: “Vamos, façamos tijolos e cozamo-los no fogo.” Serviram-se de tijolos em vez de pedras, e de betume em lugar de argamassa.
[4] Depois disseram: “Vamos, façamos para nós uma cidade e uma torre cujo cimo atinja os céus. Tornemos assim célebre o nosso nome, para que não sejamos dispersos pela face de toda a terra.”
[5] Mas o senhor desceu para ver a cidade e a torre que construíram os filhos dos homens.
[6] “Eis que são um só povo, disse ele, e falam uma só língua: se começam assim, nada futuramente os impedirá de executarem todos os seus empreendimentos.
[7] Vamos: desçamos para lhes confundir a linguagem, de sorte que já não se compreendam um ao outro.”
[8] Foi dali que o Senhor os dispersou daquele lugar pela face de toda a terra, e cessaram a construção da cidade.
[9] Por isso deram-lhe o nome de Babel, porque ali o Senhor confundiu a linguagem de todos os habitantes da terra, e dali os dispersou sobre a face de toda a terra.
Resumindo: De Babel ao Pentecostes
Deus confundiu a língua dos homens que queriam construir um nome "na terra". Em Pentecostes, Deus ressuscita a Jesus, e a expressão visível de que Deus queria fazer excelso o nome de Jesus é justamente o dom de línguas distribuído pelo Espírito Santo, unindo os crentes em um corpo, e em uma só compreensão.
Em Babel, os tijolos eram bem queimados para poderem aguentar aquele grande edifício. Assim também foi Cristo e nós com Ele, mas ao invés de usar tijolos para fazer uma torre, Deus usa pedra e pedras espirituais.
Daniel 2:44-45
[44] No tempo desses reis, o Deus dos céus suscitará um reino que jamais será destruído e cuja soberania jamais passará a outro povo: destruirá e aniquilará todos os outros, enquanto que ele subsistirá eternamente.
[45] Foi o que pudeste ver na pedra deslocando-se da montanha sem a intervenção de mão alguma, e reduzindo a migalhas o ferro, o bronze, o barro, a prata e o ouro. Deus, que é grande, dá a conhecer ao rei a sucessão dos acontecimentos. O sonho é bem exato, e sua interpretação é digna de fé.
Salmos 117:22-23
[22] A pedra rejeitada pelos arquitetos tornou-se a pedra angular.
[23] Isto foi obra do Senhor, é um prodígio aos nossos olhos.
Efésios 2:20-22
[20] edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, tendo por pedra angular o próprio Cristo Jesus.
[21] É nele que todo edifício, harmonicamente disposto, se levanta até formar um templo santo no Senhor.
[22] É nele que também vós outros entrais conjuntamente, pelo Espírito, na estrutura do edifício que se torna a habitação de Deus.
Em Babel, Deus desceu e confundiu os homens.
Gênesis 11:7-9
[7] Vamos: desçamos para lhes confundir a linguagem, de sorte que já não se compreendam um ao outro.”
[8] Foi dali que o Senhor os dispersou daquele lugar pela face de toda a terra, e cessaram a construção da cidade.
[9] Por isso deram-lhe o nome de Babel, porque ali o Senhor confundiu a linguagem de todos os habitantes da terra, e dali os dispersou sobre a face de toda a terra.
Em Atos dos Apóstolos, o Senhor Jesus ajunta todos os salvos a Si mesmo por intermédio do Espírito Santo, construindo um edifício espiritual (assim chamado batismo [no/em] Espírito Santo).
São Mateus 16:18
[18] E eu te declaro: tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja; as portas do inferno não prevalecerão contra ela.
São João 11:52
[52] e não somente pela nação, mas também para que fossem reconduzidos à unidade os filhos de Deus dispersos.
1 São Pedro 2:4-6
[4] Achegai-vos a ele, pedra viva que os homens rejeitaram, mas escolhida e preciosa aos olhos de Deus;
[5] e quais outras pedras vivas, vós também vos tornais os materiais deste edifício espiritual, um sacerdócio santo, para oferecer vítimas espirituais, agradáveis a Deus, por Jesus Cristo.
[6] Por isso lê-se na Escritura: Eis que ponho em Sião uma pedra angular, escolhida, preciosa: quem nela puser sua confiança não será confundido (Is 28,16).
Deus estava naquele dia operando a sua vontade, engrandecendo o nome de Jesus sobre a terra e construindo aos poucos a Igreja de Deus, um edifício espiritual, o qual dia a dia o Senhor adiciona pedras vivas neste mesmo edifício.
Atos dos Apóstolos 1:8
[8] mas descerá sobre vós o Espírito Santo e vos dará força; e sereis minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judeia e Samaria e até os confins do mundo.
1 Coríntios 12:12-14
[12] Porque, como o corpo é um todo tendo muitos membros, e todos os membros do corpo, embora muitos, formam um só corpo, assim também é Cristo.
[13] Em um só Espírito fomos batizados todos nós, para formar um só corpo, judeus ou gregos, escravos ou livres; e todos fomos impregnados do mesmo Espírito.
[14] Assim o corpo não consiste em um só membro, mas em muitos.
Atos dos Apóstolos 2:47
[47] louvando a Deus e cativando a simpatia de todo o povo. E o Senhor cada dia lhes ajuntava outros que estavam a caminho da salvação.


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São João 5:23[23]Desse modo, todos honrarão o Filho, bem como honram o Pai. São João 5:30[30]De mim mesmo não posso fazer coisa alguma. Julgo como ouço; e o meu julgamento é justo, porque não busco a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou.Se Jesus fizesse outra vontade além da vontade do pai ele seria tão pecador quanto as pessoas as quais ele dirige a palavra, veja que nos capítulos seguintes Jesus acusa eles de justamente faser a vontade que eles tiveram junto do pai deles , Satanás. Jesus nunca se rebaixou para engrandecer o pai ele mesmo explica .São João 5:23[23]Desse modo, todos honrarão o Filho, bem como honram o Pai. Aquele que não honra o Filho, não honra o Pai, que o enviou.São João 5:18[18]Por esta razão os judeus, com maior ardor, procuravam tirar-lhe a vida, porque não somente violava o repouso do sábado, mas afirmava ainda que Deus era seu Pai e se fazia igual a Deus.É costume dos seres humanos dar mais valor ao quadro da pintura do que o pintor que fez o quadro, porém Deus não é como os seres humanos ! ​A Glória de Jesus e a Honra de Deus​Jesus nunca é visto adorando a Deus. No entanto, o Pai lhe disse: "Já tenho te honrado e outra vez te glorificarei!" (João 12:28). Deus não atribui honra a uma criatura, pois isso usurparia a Sua honra, já que Ele criou todas as coisas. A cadeira não pode receber o elogio, pois foi o marceneiro quem a fez. O que Jesus teria de especial se Deus pudesse fazer outro igual a Ele?​O Filho só pode fazer o que vê o Pai fazer. Jesus viu tudo que Deus fez porque Ele estava antes da criação. Jesus diz: "Pai, glorifica-me com aquela glória que eu tinha contigo antes da criação do mundo" (João 17:5). Jesus sempre esteve com Deus, por isso Ele faz tudo o que Deus faz. Ele não pode fazer outra coisa, pois isso fugiria da sua própria natureza, que é fazer a vontade de Deus, vontade essa que é a vontade de Jesus. Em outras palavras, Deus só faz o que é da vontade de Jesus.​E se Ele faz exatamente como Deus faz, por que não pode receber a mesma glória de Deus? "Para que todos honrem o Filho como honram o Pai" (João 5:23). O mundo foi feito por Jesus, mas o mundo não O conheceu (João 1:10).​A Natureza de Deus e Jesus na Bíblia​Ninguém jamais viu a Deus. Isso é consolidado pelas próprias palavras de Deus na Lei de Moisés, que diz que ninguém jamais O viu e sobreviveu. Contudo, os profetas afirmaram categoricamente: "Vi o Senhor sentado sobre o trono", como em Ezequiel 1, Isaías 6 e Amós 9. Em João 12, o apóstolo João descreve que Isaías disse aquilo quando viu a glória de Jesus e escreveu sobre Ele. Já o apóstolo Paulo diz em Atos 28 que o respeito ao que o EspíritoSanto disse a Isaías, ou seja um paradoxo se o Espírito e Jesus, não são o mesmo jeova.​Quando Moisés descreve a criação, ele diz que "foram criadas as águas de cima e as águas de baixo", na mesma perspectiva do Espírito Santo que pairava sobre as águas em Gênesis 1:2. E no livro de Salmos, diz que tudo foi criado pelo "Espírito da boca de Deus" (Salmo 33:6).​A Bíblia explica que Jesus é a imagem de Deus em 2 Coríntios 4:4 e em Hebreus 1:3. Se Jesus fosse um ser finito, não poderia refletir com precisão a imagem do Deus infinito. Mas em Hebreus, diz que Ele é "a expressão exata do seu Ser" (Hebreus 1:3). Jesus é o Criador por isso adorá-lo e atribuir honra a ele não é idolatria/ Jesus não é a cadeira mais bem feita , ele mesmo é o " marceneiro " Romanos 1:25[25]Trocaram a verdade de Deus pela mentira, e adoraram e serviram à criatura em vez do Criador, que é bendito pelos séculos. Amém!Romanos 9:5[5]; deles descende Cristo, segundo a carne, o qual é, sobre todas as coisas, Deus bendito para sempre. Amém. De fato, Jesus não é a criatura. Como Ele é a imagem de Deus, todos que O adoram estão adorando a Deus, pois a imagem de Deus é equivalente a Deus.​O Papel de Jesus e o Espírito do Anticristo​João escreve no seu Evangelho, no capítulo 1, que João Batista foi enviado à frente de Jesus, o que significa que Jesus é o Senhor, para quem João Batista prepara o caminho (João 1:23). Outra vez, "eis que vos enviarei o meu mensageiro antes do dia do Senhor" (Malaquias 3:1), e Paulo diz que aquele dia é o "dia de Cristo" (Filipenses 1:6).​João 5:19: "Então Jesus lhes respondeu: Em verdade, em verdade vos digo que o Filho por si mesmo nada pode fazer, mas só aquilo que vê fazer o Pai; porque tudo quanto ele faz, também o Filho assim o faz."​Jesus sempre esteve com Deus, logo tudo que Deus faz Ele faz também. A criação, em São João 1:2-3, diz: "Ele estava no princípio junto de Deus. Tudo foi feito por ele, e sem ele nada foi feito." Em São João 1:10: "Estava no mundo e o mundo foi feito por ele, e o mundo não o reconheceu."​Jesus não pode fazer nada que não seja a vontade de Deus, pois a vontade de Deus é a vontade de Jesus. Em outras palavras, Deus só faz o que é da vontade de Jesus, pois a vontade de Jesus é que Deus faça Sua vontade. Ambos têm a mesma vontade e o mesmo sentimento, pois Eles são um.​Além disso, como Jesus poderia receber glória como Deus sem ser objeto de idolatria? A idolatria não é somente fazer uma imagem de escultura, mas adorar a criatura em vez do Criador. No Evangelho de João, no capítulo 1, João nos dá informações valiosas sobre quem é Jesus:• ​São João 1:2-3: "Ele estava no princípio junto de Deus. Tudo foi feito por ele, e sem ele nada foi feito."• ​São João 1:10: "Estava no mundo e o mundo foi feito por ele, e o mundo não o reconheceu."• ​São João 1:18: "Ninguém jamais viu Deus. O Filho único, que está no seio do Pai, foi quem o revelou."• ​São João 1:23: "Ele respondeu: Eu sou a voz que clama no deserto: Endireitai o caminho do Senhor, como o disse o profeta Isaías (40,3)."• No original essa voz que clama é o próprio jeova! E os 4 evangelhos atribuem que , João Batista preparou o caminho para Jesus, não é só preparar o povo para escutar a vós de Deus e Jesus como uma pessoa trazendo a mensagem de Deus , mas preparar o caminho do criador! Em Isaías 66 jeova dece em chamas de fogo para tomar vingança dos que não o conhecem isso é exatamente oque Paulo descreve de Jesus em 2 Tessalonicenses sobre o dia de jesus como sendo Jeová, eo jeova comosendo Jesus / 1. Manifestação em fogoIsaías 66:15 – “O Senhor virá em fogo... em chamas de fogo.”2 Ts 1:8 – “Em chama de fogo, tomando vingança.”Ambos falam do Senhor vindo em fogo de juízo.2. Vingança / JuízoIsaías 66:16 – “Com fogo e com sua espada entrará em juízo contra toda a carne.”2 Ts 1:8 – “Tomando vingança dos que não conhecem a Deus.”Mesmo tema: Deus intervindo em juízo universal.3. Contra os rebeldesIsaías 66:24 – “Verão os cadáveres dos que prevaricaram contra mim... seu fogo não se apagará.”2 Ts 1:9 – “Eterna perdição... longe da face do Senhor.”Ambos mostram o castigo eterno dos ímpios.4. Anúncio às nações / ilhasIsaías 66:18-19 – “Anunciarei a minha glória entre as nações... às ilhas remotas.”2 Ts 1:10 – “Quando vier para ser glorificado nos seus santos e admirável em todos os que creram.”Tanto Isaías quanto Paulo ligam o juízo ao anúncio da glória de Deus às nações.​A primeira informação é que tudo foi feito por Jesus e sem Jesus nada do que existe foi feito.​Nas cartas de João, ele diz que todo aquele que nega que Jesus Cristo assumiu a forma humana não é de Deus, mas se opõe a Jesus. Esse é justamente o espírito do anticristo, que se opõe a tudo o que se adora e que se chama Deus. Jesus assumiu a forma de homem para que Deus condenasse o pecado na carne de Jesus, a fim de que as santas demandas de Deus se cumprissem em nós, que já não andamos segundo a natureza humana, mas segundo a natureza do Espírito Santo, como está em Romanos 8.​Salvação e a Justiça de Deus​As Testemunhas de Jeová não negam que Jesus Cristo assumiu a forma humana, mas negam que Jesus seja eterno e que a obra d'Ele seja suficiente, pois eles acrescentam obras antes e depois da salvação. Ou seja, para eles, a fé na obra de Cristo não é suficiente para salvar. Pois, se a fé vier sozinha, não é suficiente. E também depois da salvação, porque se o membro da organização não se esforçar, ele perde a salvação.​Mesmo que Jesus tenha assumido a forma humana, a pessoa só é salva se ela se esforçar. Isso nega a suficiência da obra de Cristo como a única solução para levar o homem a Deus. Se houver outra forma de salvação além da obra de Cristo, então Jesus Cristo morreu em vão. Como Paulo escreve em Gálatas 2:21: "se a justiça provém da lei, logo segue-se que Cristo morreu em vão". Ele continua: "e não aniquilo a graça de Deus, porque se a justiça provém da lei, segue-se que Cristo morreu em vão".​Eles negam que Cristo morreu em vão de uma forma sutil e velada, pois a fé na obra de Cristo não é suficiente para salvar eternamente, precisa de algo mais. Esse é justamente o espírito do anticristo, que atribui glória a si mesmo em vez de atribuir a Deus, e se opõe a tudo o que se chama de Deus e se adora.​Em outras palavras, se eu for salvo pelos meus esforços, então o louvor é para mim. Mas se Deus me salva unicamente por eu confiar n'Ele, então o louvor é para Deus. É por isso que Paulo escreve que o justo viverá pela fé (Romanos 1:17) e não por fazer parte de alguma organização ou pelo esforço humano. Porque se o esforço humano entra na salvação, o louvor resulta para a criatura e não para o Criador.​Nesse mesmo assunto, o espectro do anticristo se manifesta quando eles negam que a justiça de Deus seja eterna. Isto é, a justiça seria apenas uma criação de Deus. Em algum momento, antes de Deus criar a justiça , não existiam bem nem mal, era uma coisa só. É por isso que eles dizem que o lago de fogo não tem duração eterna, mas consequência eterna ,. Se eles admitissem que a justiça de Deus é eterna e que a punição no lago de fogo é eterna, os que são submetidos ao juízo eterno teriam que ser, legitimamente ser substituidos por um ser eterno, isso é se o lago de fogo é eterno , logo a pessoa que vai substituir o pecador tem que ser eterno, não apenas sem fim, mas sem começo nem fim . Só Deus não tem começo nem fim , a justiça é o caráter do próprio Deus! E Jesus segundo eles não é sem começo, pois ele é uma criatura, a primeira , a obra prima de Deus, e segundo eles o lago de fogo é uma criação também, por isso deixará de existir quando aniquilar todos os infiéis . ​A resposta é que Deus não criou a justiça, pois a justiça é o próprio Deus. Deus olha para Si mesmo e julga as pessoas conforme Ele mesmo é. As pessoas que não são como Ele são condenadas eternamente. Pois se a justiça de Deus é eterna, quais seriam as consequências se a justiça não fosse? Descaradamente, eles negam a justiça de Deus, pois a justiça d'Ele é eterna, mas não nas pessoas. Isso contrasta exatamente com o perfil de Deus, que é ser justo. Eles colocam em jogo tanto a justiça de Deus quanto a bondade de Deus quando dizem que a salvação e o juízo de Deus não são eternos. Eles são exatamente como os homens de 1 Timóteo 4:2 e 2 Timóteo 3:5: homens que têm "aparência de piedade, mas negam a sua eficácia".---1. No Batismo de JesusDeus dá testemunho público de Seu Filho:📖 Mateus 3:16–17“E, sendo Jesus batizado, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre ele. E eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo.”---2. Na TransfiguraçãoDeus novamente confirma a glória de Seu Filho diante dos discípulos:📖 Mateus 17:5“Estando ele ainda a falar, eis que uma nuvem luminosa os cobriu; e da nuvem saiu uma voz, que dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo; escutai-o.”---3. Na Entrada em Jerusalém, quando Jesus oraJesus pede ao Pai que o glorifique, e o Pai responde do céu:📖 João 12:27–28“Agora a minha alma está perturbada; e que direi eu? Pai, salva-me desta hora? Mas para isto vim a esta hora. Pai, glorifica o teu nome. Então veio uma voz do céu que dizia: Já o tenho glorificado, e outra vez o glorificarei.”---4. Na Oração SacerdotalJesus fala que o Pai já lhe deu glória e pede que seja plenamente manifestada:📖 João 17:1, 4–5“Jesus falou assim, e, levantando os olhos ao céu, disse: Pai, é chegada a hora; glorifica o teu Filho, para que também o teu Filho te glorifique a ti; (…) Eu glorifiquei-te na terra, tendo consumado a obra que me deste a fazer. E agora, glorifica-me tu, ó Pai, junto de ti mesmo, com aquela glória que tinha contigo antes que o mundo existisse.”---5. Na RessurreiçãoA ressurreição é o maior ato de Deus Pai glorificando Jesus:📖 Atos 3:13, 15“O Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó, o Deus de nossos pais, glorificou a seu Filho Jesus, a quem vós entregastes e perante a face de Pilatos negastes, tendo ele determinado que fosse solto. (…) E matastes o Príncipe da vida, ao qual Deus ressuscitou dentre os mortos, do que nós somos testemunhas.”---6. Na Exaltação à Direita do PaiApós subir ao céu, Jesus recebe glória e honra de Deus:📖 Filipenses 2:9–11“Pelo que também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome; para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, e toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai.”📖 Hebreus 2:9“Vemos, porém, coroado de glória e de honra aquele Jesus que fora feito um pouco menor do que os anjos, por causa da paixão da morte, para que, pela graça de Deus, provasse a morte por todos.”---São João 12:38[38]Assim se cumpria o oráculo do profeta Isaías: Senhor, quem creu em nossa pregação? E a quem foi revelado o braço do Senhor (Is 53,1)?🔹 1. Justificação dos homens📖 Isaías 53:11> “O Justo, meu Servo, justificará muitos homens, e tomará sobre si suas iniquidades.”👉 A justificação é prerrogativa divina.Isaías 45:25: “No Senhor será justificada e se gloriará toda a descendência de Israel.”Romanos 8:33: “É Deus quem justifica.”➡️ Se esse homem justifica, ele participa daquilo que só Deus pode fazer. Logo, ele não é mera criatura.---🔹 2. Carregar pecados e curar pela expiação📖 Isaías 53:5–6> “Mas ele foi castigado por nossos crimes, e esmagado por nossas iniquidades; o castigo que nos salva pesou sobre ele; fomos curados graças às suas chagas. (…) o Senhor fazia recair sobre ele o castigo das faltas de todos nós.”👉 Quem pode tomar sobre si os pecados de todos e ainda oferecer cura e salvação?Salmo 103:3: “É ele quem perdoa todas as tuas iniquidades e sara todas as tuas enfermidades.”Miquéias 7:18: “Quem é Deus semelhante a ti, que perdoa a iniquidade e esquece a transgressão do remanescente da sua herança?”➡️ Essa ação é divina, e se atribuída a um homem, significaria dar louvor de salvação a uma criatura. Aqui vemos que é o próprio braço do Senhor (Is 53:1) agindo.---🔹 3. O sacrifício expiatório aceito por Deus📖 Isaías 53:10> “Mas aprouve ao Senhor esmagá-lo pelo sofrimento; se ele oferecer sua vida em sacrifício expiatório, terá uma posteridade duradoura, prolongará seus dias, e a vontade do Senhor será por ele realizada.”👉 O termo aqui é “oferta pela culpa” (asham no hebraico), sacrifício que no sistema mosaico era oferecido a Deus.Nenhum homem poderia se oferecer a si mesmo como sacrifício aceito por Deus, a menos que fosse de natureza divina.Aqui esse Servo é aceito de forma única, cumprindo a vontade eterna de Deus.---🔹 4. Recebe honra, recompensa e parte com os grandes📖 Isaías 53:12> “Eis por que lhe darei parte com os grandes, e ele dividirá a presa com os poderosos: porque ele próprio deu sua vida, e deixou-se colocar entre os criminosos, tomando sobre si os pecados de muitos homens, e intercedendo pelos culpados.”👉 Esse Servo não apenas sofre, mas recebe exaltação, herança e vitória.Filipenses 2:9–11 mostra esse cumprimento: Deus lhe deu um Nome acima de todo nome, para que toda língua confesse que Ele é Senhor.➡️ Honra de governar e dividir a presa é linguagem de soberania — atributo do Criador.---🔹 5. O Servo como o Braço do Senhor📖 Isaías 53:1> “Quem poderia acreditar nisso que ouvimos? A quem foi revelado o braço do Senhor?”👉 O Servo aqui é identificado como o braço do Senhor, expressão usada no Antigo Testamento para o poder criador e salvador de Deus:Isaías 51:9: “Desperta, desperta, veste-te de força, ó braço do Senhor…”Deuteronômio 7:19: “o Senhor teu Deus te tirou [do Egito] com mão forte e braço estendido.”➡️ O Servo é o próprio braço de Deus revelado em carne.---📌 ConclusãoEm Isaías 53 vemos atributos divinos dados a esse Homem/Servo:1. Justifica muitos (Is 53:11) → só Deus justifica.2. Carrega pecados e cura (Is 53:5–6) → só Deus perdoa e sara.3. É sacrifício expiatório aceito (Is 53:10) → só Deus pode ser oferta eficaz.4. Recebe honra, herança e soberania (Is 53:12) → linguagem de vitória divina.5. É o braço do Senhor (Is 53:1) → manifestação direta do poder criador e salvador de Deus.✝️ Tudo isso mostra que o Servo de Isaías 53 não é uma criatura comum, mas o Deus-Homem, o Messias, que recebe honra como o próprio Criador.O Salmo 110:1 (109:1 na numeração católica) declara:“Disse o Senhor ao meu Senhor: Assenta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos por escabelo dos teus pés.”Nesse ponto, o salmista coloca o “Senhor” dele no nível de Deus. Se analisarmos cuidadosamente, temos apenas duas possibilidades: ou o Senhor de Davi é o próprio Deus, ou Davi está fazendo de uma criatura objeto de adoração. Se for apenas uma criatura, então trata-se de idolatria, pois uma criatura estaria recebendo a glória e a posição que pertencem somente ao Criador. Mas se não é idolatria, então esse Senhor só pode ser o próprio Deus, exaltado à Sua direita.Jesus confirma que esse salmo foi pronunciado pelo Espírito Santo:Marcos 12:36“Porque o mesmo Davi disse pelo Espírito Santo: Disse o Senhor ao meu Senhor: Assenta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos por escabelo dos teus pés.”Portanto, não é uma opinião pessoal de Davi, mas revelação divina, inspirada pelo Espírito.1. Deus não dá honra a criaturaO próprio Deus declara:Isaías 42:8“Eu sou o Senhor; este é o meu nome; a minha glória, pois, a outrem não darei, nem o meu louvor às imagens de escultura.”Logo, se o Senhor de Davi recebe glória, honra e exaltação ao lado do Pai, não pode ser criatura. Se fosse, isso violaria a própria palavra de Deus.Isso é reforçado em Mateus 4:10, quando Jesus responde à tentação de Satanás:“Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás.”A adoração pertence somente a Deus, e qualquer criatura que recebesse tal adoração seria objeto de idolatria.2. Jesus é adoradoMesmo assim, no próprio Evangelho de Mateus, Jesus é adorado pelos discípulos e por aqueles que reconhecem sua divindade:Mateus 14:33“Então os que estavam na barca o adoraram, dizendo: Verdadeiramente és Filho de Deus.”Mateus 28:9,17“E, quando o viram, o adoraram; alguns, porém, duvidaram.”Isso demonstra que Jesus é digno de adoração, mas não como criatura; Ele é Deus, o Messias divino, o próprio Senhor de Davi.3. Paralelo com Zacarias 13:7Zacarias 13:7“Ó espada, desperta-te contra o meu pastor, e contra o homem que é meu companheiro, diz o Senhor dos Exércitos...”O termo “companheiro” indica associação íntima com Deus. Uma criatura nunca poderia ocupar tal posição, nem ser chamada de “companheiro” do Senhor, pois isso configuraria idolatria.4. Confirmação pelo Novo TestamentoJesus, ao citar o Salmo 110:1, deixa claro que o Messias é Senhor de Davi, ou seja, é divino, não criatura:Mateus 22:43-45“Ele lhes disse: Como é então que Davi, em espírito, lhe chama Senhor... Se Davi, pois, lhe chama Senhor, como é seu filho?”Hebreus 1:13 também confirma que essa honra não foi dada a nenhum anjo ou criatura:“A qual dos anjos disse jamais: Assenta-te à minha direita, até que ponha os teus inimigos por escabelo dos teus pés?”---ConclusãoO Salmo 110:1 e Zacarias 13:7 mostram que:1. Deus não dá honra a criatura.2. O Senhor de Davi e o companheiro de Deus são o Filho eterno, que compartilha a glória do Pai.3. Jesus é adorado porque é Deus, e não criatura, confirmando que a adoração lhe é devida.🔹 Apocalipse 5Aqui temos a cena celestial, no trono literal de Deus.O trono visto por João corresponde ao mesmo que Isaías viu (Is 6) e Ezequiel descreveu (Ez 1), também ligado a Amós 9, onde Deus está em seu templo.Jesus é apresentado como o Cordeiro que foi morto, mas que também está no trono e, ao mesmo tempo, é descrito como estando à direita do Pai — mostrando a sua plena divindade e unidade com Deus.Os 24 anciãos que estão ao redor do trono são sacerdotes que representam a igreja glorificada, adorando a Cristo. Eles têm coroas e harpas, símbolos de realeza e adoração.O fato de o Cordeiro ser adorado pelos anciãos mostra que Ele recebe a mesma adoração divina que o Pai.---🔹 Apocalipse 6Ao abrir os selos, Jesus dá início ao plano de juízo de Deus sobre a terra.Aqui começa o cumprimento da visão de Romanos 11: Deus passa a tratar novamente com Israel, após o arrebatamento da igreja.O desenrolar dos selos mostra o princípio das dores, juízos e perseguições.No quinto selo, João vê a grande multidão de mártires debaixo do altar.Esse altar é o mesmo de onde foram tiradas brasas para purificar o pecado de Isaías (Is 6:6–7).Essa multidão é composta de gentios e judeus que morreram na tribulação, esperando a ressurreição futura.---🔹 Apocalipse 7O capítulo traz um parêntese consolador entre os juízos.1. Primeiro, aparecem os 144.000 israelitas selados, divididos por tribos.Eles permanecem vivos na terra, como remanescente fiel de Israel durante a tribulação.Representam o cumprimento de Romanos 11, quando Deus volta a lidar com Israel.2. Depois, João vê a grande multidão diante do trono e do Cordeiro.Eles estão debaixo do altar, como os mártires do capítulo 6.São os que vieram da “grande tribulação”, esperando a ressurreição para viver na terra juntamente com os 144.000.---📌 Conclusão O trono é literal, o mesmo visto por Isaías, Ezequiel e Amós.Jesus está no trono e à direita de Deus, recebendo adoração dos anciãos (a igreja).Os 144.000 são judeus vivos, preservados como remanescente de Israel.A grande multidão são gentios e judeus mortos na tribulação, aguardando a ressurreição debaixo do altar.No fim, todos — 144.000 e grande multidão — participarão do banquete eterno com Abraão, Isaque e Jacó na terra renovada.

Apenas os salvos operam prodígios em nome de Jesus?